Descrição de chapéu Venezuela

Maduro vira herói Super Bigode em animação de TV estatal da Venezuela

No desenho, personagem salva venezuelanos e derrota império americano, acusado de causar apagão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Políticos elogiarem a si mesmos e a seu governo não é novidade em nenhum país do mundo. O ditador venezuelano Nicolás Maduro, porém, foi mais longe e se lançou como super-herói.

A TV estatal do país exibiu na semana que passou o primeiro capítulo da animação "Súper Bigote" (super bigode), personagem baseado no ditador. Com capa, capacete de operário e mão de ferro, o herói combate o império americano e outros inimigos, inclusive opositores representados como galinhas.

Super Bigote, animação com herói inspirado no ditador venezuelano Nicolás Maduro, exibida pela TV estatal
Super Bigote (super bigode), animação com herói inspirado no ditador venezuelano Nicolás Maduro, exibida pela TV estatal - Reprodução

Na estreia, de pouco mais de 1 minuto, Súper Bigote salva os venezuelanos do líder dos Estados Unidos, representado como um personagem de topete loiro que pode lembrar o ex-presidente Donald Trump. O vilão aperta um botão vermelho que envia um avião até o país sul-americano causando um apagão de energia.

O episódio é provavelmente uma referência a uma série de panes elétricas generalizadas que ocorreram em março de 2019 e deixaram 23 dos 24 estados venezuelanos às escuras. Enquanto a oposição culpou o regime pela falta de investimento em hidrelétricas, o que gera falhas constantes, Maduro disse na época que se tratava de uma sabotagem provocada pelo governo dos EUA, em conluio com seus opositores políticos.

O vilão da animação Súper Bigote é o presidente dos EUA, que lembra Donald Trump
O vilão da animação Súper Bigote é o presidente dos EUA, que lembra Donald Trump - Reprodução

Dois desses oponentes, Julio Borges e Henry Ramos, são representados na animação como galinhas, que dizem ao líder dos EUA terem tentado de tudo para derrubar Súper Bigote —"armadilhas, mentiras, fraudes, a OEA [Organização dos Estados Americanos]".

A animação foi exibida pela rede Venezolana, a VTV.

Analistas entrevistados por meios de comunicação independentes criticaram o desenho animado, dizendo se trata de uma peça de propaganda para manipular a mente da população, em uma manifestação da vocação totalitária do regime.

Em 2019, Maduro citou publicamente o nome "Súper Bigote" pela primeira vez, em uma entrevista coletiva. Depois de ser acusado de estar por trás de protestos no Equador pelo então presidente Lenín Moreno, ele brincou que não é o Super-Homem.

"Agora estou pensando qual governo vou derrubar com meu bigode. Sou o Super Bigode", falou, em tom de deboche.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.