Descrição de chapéu América Latina

Apagão na Argentina deixa mais de 700 mil pessoas sem luz

Região metropolitana de Buenos Aires enfrenta onda de calor que deve durar toda a semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Os argentinos esperavam esta semana com preocupação, já que as previsões apontavam para temperaturas acima da média para o início do ano. O Serviço Meteorológico Nacional havia afirmado que Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos e a região metropolitana de Buenos Aires marcariam mais de 40°C.

Se nos dias anteriores circularam memes sobre o calor e houve filas para comprar galões de água nos mercados, nesta terça-feira (11) ocorreu o que os argentinos mais temiam: um apagão atingiu quase toda a região metropolitana de Buenos Aires, e pelo menos 700 mil pessoas ficaram sem luz em dezenas de bairros da capital, como Belgrano, Núñez, Palermo, Recoleta e Colegiales.

Funcionário de supermercado durante apagão em Buenos Aires em meio a onda de calor
Funcionário de supermercado durante apagão em Buenos Aires em meio a onda de calor - Agustin Marcarian/Reuters

De acordo com a companhia elétrica Edenor, uma linha de transmissão de energia deixou de funcionar devido a um incêndio em San Martín, o que afetou geradores da central Porto Novo, atingindo "o corredor norte da cidade de Buenos Aires e a região metropolitana".

A agência de notícias Reuters destacou que as geradoras relataram picos de demanda pouco antes do apagão, ligados à grande quantidade de equipamentos de resfriamento de ambientes, como aparelhos de ar condicionado, em funcionamento.

Asfalto levantado pelo calor em uma rua de Arroyito, em Córdoba
Asfalto levantado pelo calor em uma rua de Arroyito, cidade na província de Córdoba - Prefeitura de Arroyito

Enquanto comércios fechavam e taxistas começavam a rarear nas ruas, a falta de eletricidade afetou também o que já estava enfrentava problemas: os centros de teste de detecção da Covid, tanto públicos como privados, que têm convivido com enormes filas devido à nova onda de contágios.

Alguns locais de vacinação, como a sede do clube de futebol River Plate, tiveram de suspender a imunização, e diversas lojas deixavam bilhetes escritos às pressas nas portas informando o fechamento.

Um dos memes nas redes mostram um menino com uma bandeira argentina correndo dos personagens infantis Teletubbies, que diziam: "ômicron, delta, inflação, dólar, onda de calor". Outro mostrava a Terra, o Sol e, entre os dois, a Argentina em forma de cometa a caminho das chamas da estrela.

O trânsito na capital foi afetado pelo mau funcionamento dos semáforos, inclusive em grandes avenidas, e postos de gasolina interromperam o serviço alegando temor de incêndios. Caixas eletrônicos não funcionaram.

Apagões não são propriamente incomuns no verão portenho e costumam provocar manifestações políticas, especialmente quando bairros chegam a ficar sem luz por semanas e, em decorrência disso, sofrem também com problemas no abastecimento de água.

A fornecedora de água potável da região de Buenos Aires, AySA, emitiu um alerta reforçando o pedido para o uso racional, já que o apagão desta terça pode ter afetado o sistema de purificação.

Asfalto levantado pelo calor em uma das esquinas mais movimentadas de Arroyito
Asfalto levantado pelo calor em uma das esquinas mais movimentadas de Arroyito - Prefeitura de Arroyito

Em 2022, a situação preocupa ainda mais as autoridades, já que as temperaturas previstas para os próximos dias não devem dar trégua. De acordo com o Serviço Meteorológico, não há previsão de chuvas, e o clima deve ficar mais quente ao menos até o próximo sábado. Espera-se que a temperatura ultrapasse os 44°C na região metropolitana de Buenos Aires na quinta ou na sexta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.