Descrição de chapéu União Europeia Europa

Candidato de ultradireita Eric Zemmour é condenado na França por incitação ao ódio

Polemista chamou migrantes de ladrões e estupradores em comentário na TV; outro julgamento está marcado para quinta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | RFI

O candidato de ultradireita às eleições presidenciais francesas Eric Zemmour foi condenado nesta segunda-feira (17) a uma multa de 10 mil euros (R$ 62,9 mil) por incitar o ódio contra migrantes. O candidato acusou o julgamento de ter sido político e vai recorrer da decisão.

O caso ocorreu em 2020 quando, durante um programa da emissora Cnews, Zemmour criticou a entrada de menores de idade migrantes desacompanhados, a quem descreveu como "ladrões", "assassinos" e "estupradores". O fluxo migratório foi definido pelo então colunista como "uma invasão permanente".

As falas foram consideradas pela Justiça incitação ao ódio, crime punido com multa de 10 mil euros.

O candidato à Presidência da França Eric Zemmour discursa durante evento em Saint-Quentin
O candidato à Presidência da França Eric Zemmour discursa durante evento em Saint-Quentin - Bertrand Guay - 14.jan.22/AFP

Esta não é a primeira vez que o polemista é condenado. Na quinta (20), ele será julgado por declarações feitas em outro programa da Cnews. Em outubro de 2019, o agora candidato afirmou que o Marechal Pétain, chefe de Estado francês que colaborou com a Alemanha nazista, "salvou" judeus franceses.

A promotoria de Paris pede a punição também com uma multa no valor de 10 mil euros.

Após o anúncio da decisão desta segunda, Zemmour denunciou o que considera uma "condenação ilógica e estúpida". "É justiça política. Estou sendo julgado politicamente", afirmou o candidato, que não compareceu ao tribunal e vai recorrer da decisão.

A três meses das eleições

O candidato de ultradireita tem criticado reiteradamente a realização dos julgamentos contra suas falas durante o período de campanha eleitoral. As eleições presidenciais acontecem na França em abril.

Em declaração anterior, Zemmour chegou a dizer que a Justiça francesa "corre para satisfazer [os] caprichos" de "uma dúzia de associações antirracistas e cerca de 20 conselhos departamentais, principalmente de esquerda, [que] apresentaram uma ação civil antes do primeiro turno das eleições".

O ex-comentarista de TV não modera suas falas nem evita controvérsias. Em seu vídeo de anúncio da candidatura, o francês usou imagens de filmes e músicas sem autorização, razão para um outro processo movido por empresas e artistas. De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, Zemmour aparece em quarto na preferência dos franceses, com entre 12% e 14% dos votos.

O presidente Emmanuel Macron (República em Marcha) está na frente, com cerca de 25% das intenções de voto, seguido por um empate entre duas candidatas, a representante da direita Valérie Pécresse (Republicanos) e a de ultradireita Marine Le Pen (Reunião Nacional).

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.