Descrição de chapéu América Latina

Deputado libertário argentino sorteia o próprio salário, e kirchnerista ganha o dinheiro

Comparado a Bolsonaro, economista Javier Milei foi eleito com discurso anti-Estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tido como uma espécie de "Bolsonaro argentino", o economista de direita Javier Milei, eleito deputado nas últimas eleições legislativas com um discurso antipolítica e anti-Estado, sorteou na última quarta-feira (12) seu primeiro salário como parlamentar.

Como de praxe, montou um espetáculo, com um palco em frente à praia no balneário de Mar del Plata, e caprichou no discurso. "Esse dinheiro é meu, posso gastá-lo como qualquer outro deputado ou queimá-lo em uma praça. Ou posso dar um jeito de esse dinheiro, que foi roubado do povo, voltar para a cidade."

O economista libertário argentino Javier Milei, eleito deputado, em discurso em Buenos Aires durante a campanha
O economista libertário argentino Javier Milei, eleito deputado, em discurso em Buenos Aires durante a campanha - Juan Mabromata - 19.out.21/AFP

Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram pela internet para receber o prêmio de 200 mil pesos (pouco menos de R$ 11 mil), salário proporcional a 20 dias trabalhados no mês passado, já que Milei tomou posse no dia 10 de dezembro. A cerimônia foi transmitida ao vivo por emissoras de TV.

O que o deputado libertário de ultradireita não esperava, porém, era que o dinheiro fosse para um eleitor que não compartilha de suas posições políticas —pelo contrário, que se identifica com o kirchnerismo, corrente política da esquerda argentina à qual Milei costuma direcionar suas críticas.

"Não compartilho da maioria [das opiniões de Milei]. Acredito que o Estado tem que estar presente e não deixar que as empresas façam o que quiserem", disse Federico Nacarado, 40, após ganhar o prêmio.

Ele contou em entrevista que usará o dinheiro para pagar dívidas. Sobre o que o levou a concorrer, respondeu: "Cada um terá seus motivos. Minha mulher me inscreveu, porque sim. Ela disse: 'Se é um concurso, por que não se inscrever?'." Questionado ao vivo sobre o que achava do deputado, que participava do mesmo programa de TV, o ganhador preferiu não se manifestar. "Não, aí você me mata, não tenho opinião formada. Mas, bom, prometeu algo e cumpriu, isso já é algo importante", disse.

Conhecido pelo perfil histriônico e radical que exibe em programas de TV, Javier Milei, 51, que foi cantor de rock e goleiro do time portenho Chacarita, costuma andar descabelado e usar jaqueta de couro.

O líder libertário deixou as universidades onde lecionou economia por mais de duas décadas e criou em 2020 o partido La Libertad Avanza, que denuncia o que ele chama de "casta política" e considera o Estado como "o inimigo, uma entidade opressora, violenta, que nos rouba o fruto do nosso trabalho".

A comparação com Jair Bolsonaro (PL) ganha apoio até da família do presidente brasileiro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou em suas redes sociais vídeo do lançamento da candidatura de Milei a deputado, em que o argentino diz que não entrou na política "para guiar cordeiros, [...] mas para despertar leões" —o mote depois seria adotado na campanha. Nas eleições de novembro, o partido de Milei tornou-se a terceira força política na cidade de Buenos Aires, com 17,3% dos votos, e conquistou duas cadeiras na Câmara, embora não tenha representação em outras províncias do país.

A iniciativa de realizar o sorteio do próprio salário foi alvo de críticas de deputados e mesmo de pessoas afinadas ideologicamente ao parlamentar. "Do que Milei vive, como paga suas contas?", questionou a Sabrina Ajmechet, da coalizão de centro-direita Juntos por el Cambio, principal força de oposição na Argentina, alertando que, se os legisladores não recolherem salários, "só os ricos poderiam fazer política".

"Eu cobro pelo meu trabalho, como garante a Constituição", disse o também economista liberal José Luis Espert, distanciando-se de Milei.

O político neófito libertário afirma que abriu mão de sua renda na atividade privada antes de tomar posse como deputado, no dia 10 de dezembro, e que viverá de palestras como professor de economia.

A Agência de Acesso à Informação Pública, entidade oficial autônoma, iniciou uma investigação para verificar o cumprimento da lei de proteção de dados pessoais, sob a suspeita de que o verdadeiro objetivo do sorteio seja para construir uma base de dados de potenciais eleitores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.