Descrição de chapéu América Latina

Ondas anormais pós-tsunami de Tonga matam 2 no Peru

Erupção submarina ecoou em várias regiões; vítimas na praia peruana morreram por afogamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Duas pessoas morreram afogadas no litoral do Peru depois que ondas excepcionalmente altas foram registradas em várias áreas costeiras após a erupção de um vulcão submarino no sábado em Tonga, no Oceano Pacífico.

A polícia peruana disse no Twitter que as duas vítimas foram encontradas mortas por policiais de uma delegacia da praia de Naylamp, na região de Lambayeque, na costa norte do país. O comunicado dizia que "as ondas eram anormais" na área e que a praia havia sido declarada imprópria para banhistas.

A imprensa local informou que as vítimas não eram banhistas, mas duas mulheres que estavam circulando perto da praia no interior de um veículo, que foi arrastado pela água. O motorista conseguiu sair, mas sua esposa e outra jovem morreram afogadas.

Imagem de satélite mostra erupção submarina de vulcão em Tonga, que gerou tsunamis em várias outras regiões
Imagem de satélite mostra erupção submarina de vulcão em Tonga, que gerou tsunamis em várias outras regiões - CIRA/NOAA/via Reuters

O Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (Indeci) afirmou em um comunicado neste domingo (16) que o nível de emergência no país era 3 em uma escala de 5, e que as ondas anormalmente altas na costa peruana não configuram tecnicamente um tsunami.

Mais de 20 portos peruanos foram temporariamente fechados como medida de precaução em meio a alertas de que o vulcão estava causando ondas anormalmente altas, acrescentou o Indeci.

Imagens de TV mostraram várias casas e empresas inundadas pela água do mar em áreas costeiras no norte e centro do Peru.

A Marinha peruana informou que um alerta de tsunami foi descartado para o país da costa do Pacífico.

Danos às redes de água e internet

O vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, localizado a 65 km ao norte de Nukualofa, capital de Tonga, entrou em erupção na tarde deste sábado (15), madrugada de sábado no horário de Brasília. Segundo autoridades das ilhas Fiji, a erupção de oito minutos foi ouvida "como um trovão distante" a mais de 800 km de distância.

Medidores registraram ondas de 83 centímetros de altura em Nukualofa e de aproximadamente 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

De acordo com boletim da agência meteorológica do Japão, as ilhas Amami, no sul do país, foram atingidas por ondas de 1,2 metro, às 23h55 de sábado (11h55 em Brasília), enquanto um tsunami de menor amplitude podia ser observado em outras partes do litoral japonês.

Nas redes sociais, o Escritório Nacional de Emergências do Chile alertou sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a ilha de Páscoa. Alertas também foram emitidos para a costa oeste dos Estados Unidos. Ondas mais fortes atingiram praias da Califórnia, com alagamentos na cidade de Santa Cruz.​

Neste domingo, nuvens espessas de poeira vulcânica ainda cobrem partes de Tonga. A precipitação das cinzas pode contaminar a água potável e causar problemas respiratórios.

Especialistas disseram que será preciso restaurar o abastecimento de água potável e que os moradores devem permanecer vigilantes para novas erupções e evitar áreas baixas.

Também houve queda das linhas de internet e telefone de Tonga. O principal cabo de comunicação submarino foi impactado devido à falta de energia, que está sendo restaurada em partes das ilhas. A interrupção das linhas telefônicas e da conexão dificulta a avaliação dos danos.

A Austrália afirmou que enviará uma aeronave de vigilância ao país para avaliar os danos à infraestrutura, como estradas, portos e linhas de energia, e definir a estratégia de resposta. O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, disse que os Estados Unidos também estão preparados para prestar apoio a Tonga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.