Descrição de chapéu Governo Biden Páscoa

Casa Branca retoma caça aos ovos de Páscoa após 2 anos e recebe multidão sem máscara

Evento deve reunir 30 mil pessoas nesta segunda na sede da Presidência dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

A Casa Branca retomou, nesta segunda-feira (18), uma tradição que estava suspensa desde 2020 devido à pandemia: a caça aos ovos de Páscoa no jardim da sede da Presidência.

A expectativa era receber 30 mil visitantes ao longo do dia. Não havia exigência do uso de máscara, em outro sinal de como o governo americano vem buscando retomar a normalidade, apesar de uma leve alta de casos nas últimas semanas. Os ingressos, gratuitos, foram distribuídos por meio de um sorteio virtual.

O presidente Joe Biden é abordado por um 'coelho' durante evento na Casa Branca
O presidente Joe Biden é abordado por um 'coelho' durante evento na Casa Branca - Jonathan Ernst/Reuters

A Folha acompanhou o começo da festa, em uma área delimitada à imprensa. Os primeiros participantes chegaram por volta das 7h, sob temperatura de 6 °C e uma chuva leve. Em clima de quermesse, centenas de adultos e crianças participavam de brincadeiras como procurar ovos escondidos no jardim.

A atividade mais prestigiada, que dá nome ao evento, é a Egg Roll: uma corrida em que as crianças empurram ovos —de galinha, cozidos e pintados com cores vivas— na grama usando colheres.

A brincadeira é uma tradição da segunda-feira após a Páscoa nos EUA, dia que é feriado em muitos países europeus e alguns estados americanos. No século 19, as crianças faziam as disputas em Capitol Hill, a colina onde fica o Congresso, mas os parlamentares aprovaram uma lei federal em 1876 banindo a prática ali, sob argumento de que era preciso preservar o gramado.

Dois anos depois, o então presidente Rutherford Hayes decidiu abrir o jardim da Casa Branca para que as crianças brincassem de Egg Roll. Logo o evento se tornou um dos principais do ano em Washington. A tradição foi mantida desde então, com pausas durante as guerras mundiais (quando alimentos como ovos eram racionados) e em 2020 e 2021, em razão da Covid.

No evento desta segunda, o presidente Joe Biden apareceu pouco depois das 10h, ao lado da primeira-dama. "Jill e eu estamos animados por ter vocês na Casa Branca. Não foi possível realizar o evento no ano passado, mas neste ano estamos juntos de novo. Significa muito para nós vermos e ouvirmos as crianças e as famílias aqui", disse, em breve discurso, ao lado de duas pessoas fantasiadas de coelhos.

Na sequência, dirigiu-se até a multidão, dando o apito de largada para algumas corridas de ovos e tirando fotos com os presentes. Em um momento de interação com o público, Biden falava sobre a situação no Paquistão e no Afeganistão quando foi puxado por um dos "coelhos" para ir a outra parte do evento.

A ideia de ter pessoas fantasiadas foi adotada em 1969, quando um assessor da então primeira-dama Pat Nixon apareceu no evento assim. Desde então, os presidentes aparecem ao lado do personagem.

Outras mascotes circulam pela festa, como os de times esportivos locais, personagens como o Snoopy e alguns que lembram os primeiros presidentes americanos, em uma mistura de patriotismo e cultura pop.

Antes de ir embora, Biden leu histórias para as crianças junto da mulher. "A dra. Biden é a avó da América", disse o apresentador Jimmy Fallon, que também participou da atividade. A vice-presidente, Kamala Harris, o secretário de Estado, Antony Blinken, e outros integrantes do governo também estiveram no evento.

O Egg Roll geralmente é organizado pelo escritório da primeira-dama. Neste ano, o tema da festa foi "egg-ducation", junção das palavras "ovo" e "educação". "Como primeira-dama e professora, vi muitas vezes que o aprendizado não acontece só na sala de aula. Há muitas oportunidades divertidas ao redor de nós para aprendermos", disse Jill Biden.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.