Descrição de chapéu Coreia do Norte Ásia

Kim Jong-un troca 'cartas de amizade' com presidente da Coreia do Sul

Moon Jae-in, a dias de deixar o cargo em Seul, pede fim da 'era de confronto' com Coreia do Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | Reuters

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, trocou cartas com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que está de saída do cargo, informou a agência estatal norte-coreana KCNA na sexta-feira (22).

Na carta, o líder da ditadura de Pyongyang agradeceu Moon por seu esforço em tentar melhorar as relações bilaterais.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, cumprimenta o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada na fronteira, há quatro anos - 27.abr.18/Reuters

Ainda de acordo com a KCNA, o líder sul-coreano enviou carta a Kim na quarta-feira (20) na qual prometeu continuar trabalhando pela reunificação das Coreias, apesar da "situação difícil". O gabinete de Moon confirmou que ele trocou "cartas de amizade" com Kim.

Em sua carta, o sul-coreano escreveu que a "era de confronto" deverá ser superada por meio do diálogo, e disse ter esperança que as negociações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte para a desnuclearização da região sejam retomadas em breve, informou a porta-voz Park Kyung-mee.

Moon e Kim fizeram uma série de encontros inéditos em 2018 na tentativa de melhorar as relações bilaterais, sem, contudo, alcançar resultados concretos no longo prazo.

Nas últimas semanas, a tensão na Península Coreana voltou a subir devido a testes de mísseis realizados pelo Norte, enquanto as tropas sul-coreanas iniciaram seus exercícios anuais com os Estados Unidos, vistos por Pyongyang como uma provocação.

Moon deixará a Presidência da Coreia do Sul em 10 de maio, quando será substituído por Yoon Suk-yeol, eleito em uma disputa acirrada em março. Conservador, o presidente eleito afirmou estar aberto para o diálogo com a Coreia do Norte, mas defende o aumento das capacidades de defesa de Seul para conter as provocações do vizinho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.