Descrição de chapéu Deutsche Welle Guerra na Ucrânia Rússia

Número de mortos cresce a cada dia, diz prefeito de Butcha, na Ucrânia

Cidade tenta restabelecer infraestrutura básica após retirada de tropas russas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lilia Rzheutska
DW

Após a descoberta de dezenas de corpos de civis nas ruas após a retirada do Exército russo, Butcha se tornou o epicentro das tensões na guerra na Ucrânia.

A cidade a noroeste de Kiev tenta restabelecer a infraestrutura básica depois da saída dos soldados de Moscou. Em entrevista à DW, o prefeito Anatoli Fedoruk diz que mais de 300 corpos já foram encontrados, muitos exibindo sinais de tortura, além de valas comuns.

Imagem aérea mostra vala comum aberta em pátio de uma igreja na cidade de Butcha - Ronaldo Schemidt - 7.abr.22/AFP

Diante desse cenário, a Ucrânia e seus aliados do Ocidente acusaram a Rússia de genocídio e crimes de guerra. Moscou nega, diz que não mira alvos civis e que não matou essas pessoas em Butcha —os corpos teriam sido colocados como parte de uma farsa para incriminar o país. A infraestrutura da cidade também foi destruída, e muito vagarosamente a vida começa a voltar ao normal.

Como está a situação na cidade? Pelo quarto dia consecutivo, os especialistas estão ocupados em rastrear atos de sabotagem e remover minas terrestres. Os serviços públicos estão restabelecendo a infraestrutura, especialmente o fornecimento de eletricidade, gás e água.

Há também questões humanitárias que estamos cuidando. Organizamos entregas de alimentos, remédios, produtos de higiene e ração animal. Como não há gás ou eletricidade, adquirimos mil botijões e mil fogões e montamos locais onde as pessoas podem preparar alimentos. Distribuímos fogões e botijões em áreas onde muitas pessoas vivem próximas umas das outras. Também nomeamos encarregados de cozinhar.

Quantas pessoas viviam em Butcha antes da guerra, especialmente no centro, e quantas há agora? Butcha tinha 50 mil habitantes. Incluindo os vilarejos vizinhos, havia um total de 67 mil pessoas. Atualmente, há 3.700 moradores, mas o número está aumentando lentamente, à medida que os trabalhadores dos serviços de emergência atuam para restaurar a infraestrutura. Nos outros vilarejos do município, a população diminuiu 30%.

Ontem, estive em Zdvijivka. Lá, de 1.780 moradores, 760 permaneceram. Infelizmente, seis civis foram baleados por invasores russos. Os vilarejos ao norte de Kiev foram ocupados logo no primeiro ou no segundo dia de guerra, então as pessoas não conseguiram fugir. Mas a população se apoiou mutuamente, distribuiu alimentos, remédios e assim sobreviveu à ocupação.

O número exato de mortos já é conhecido? Até o momento, 320 civis. Especialistas, criminologistas e investigadores estão agora examinando as vítimas. Mas o número de mortos cresce a cada dia. Corpos têm sido encontrados em propriedades privadas, parques [as quantidades e as informações não puderam ser verificadas de forma independente]. Eram lugares onde os corpos podiam ser enterrados durante pausas de bombardeios. As pessoas queriam enterrá-los para que não fossem comidos por cachorros. A cada dia vemos mais enterros improvisados nos vilarejos da nossa comunidade.

As pessoas foram mortas por tiros ou por artilharia? Quase 90% têm ferimentos de bala, não há ferimentos feitos por fragmentos [o que seria característico de ataques de artilharia; a informação também não pôde ser verificada de maneira independente].

As imagens das valas comuns chocaram. Quantos túmulos como esses foram encontrados em Butcha? Três foram descobertos em Butcha: nas instalações de uma empresa de abastecimento agrícola, onde os corpos foram empilhados como lenha, pessoas estavam com as mãos atadas. E também nas ruas Voksalna e Iablonska, perto de uma casa de repouso para crianças, onde também foram encontradas pessoas feridas a bala e com as mãos atadas.

Cadáveres de cinco homens em uma rua de Butcha, nos arredores de Kiev - Marko Djurica - 4.abr.22/Reuters

O senhor estava na cidade na época da invasão? Viu civis sendo baleados? Tanto antes quanto durante a ocupação eu estava na cidade, como deveria ter estado. Pessoalmente, vi três casos em um único lugar. Estava numa propriedade privada, e ocorria um tiroteio nas proximidades. Isso foi na rua Lech Kaczynski. Nesse local, havia um posto de controle da ocupação russa, e eles simplesmente atiraram em três carros.

Em um deles, havia um homem, sua esposa grávida e dois filhos. Somente o homem sobreviveu. Ele enterrou a esposa grávida em uma trincheira que os russos haviam cavado. Em vez de uma cruz, o homem colocou a placa do seu carro no local. Os corpos das crianças foram levados para a igreja e lá enterrados. Não sei se o homem ainda está vivo e qual é a sua situação agora.

Os crimes devem ser documentados, mostrando quem são as vítimas e como elas morreram? Há representantes do Tribunal Penal Internacional envolvidos? Todas as agências internacionais e ucranianas relevantes estão envolvidas em descobrir os nomes de todas as pessoas que foram baleadas, especialmente para poder usar as evidências e levar os criminosos à Justiça.

Estão ocorrendo saques na cidade? A polícia nacional patrulha todas as ruas, não há saques. Devido ao que viveram, nossos cidadãos não podem nem sequer imaginar tal coisa.

Há estimativas preliminares de quantas casas foram destruídas? Ao menos 112 residências foram completamente destruídas e não poderão ser reconstruídas. Outras cem foram danificadas. Além disso, 18 prédios de apartamentos foram bastante danificados pela artilharia e queimados. Dois deles, pré-fabricados, não poderão ser reparados. Posteriormente, especialistas vão dar mais detalhes sobre o que poderá ser restaurado e o que deverá ser demolido.

Qual é a gravidade da destruição da infraestrutura de Butcha? A infraestrutura principal nos acessos à cidade e também dentro da própria cidade está quase que completamente destruída. No terceiro dia da guerra, os russos destruíram a subestação de energia que abastecia tanto a cidade quanto a ferrovia ucraniana. A subestação não poderá ser reconstruída, uma nova terá de ser erguida. Quanto ao abastecimento de água, a cidade tem uma certa peculiaridade, porque os três distritos tinham três sistemas. A central não está funcionando, e os soldadores estão agora fechando buracos nos tubos causados por bombardeios.

Quanto tempo será necessário para restaurar a infraestrutura da cidade? Estamos fazendo tudo o que podemos para que seja o mais rápido possível. Estávamos contando os dias até a libertação pelo Exército ucraniano. É o mesmo agora, mal podemos esperar para que a cidade volte à vida. Estamos fazendo todos os esforços possíveis.

Muitas pessoas querem ir para casa. Quando poderão voltar para Butcha? Atualmente, há um toque de recolher. O que será decidido depois ainda não está claro. Mas aconselho os civis que não estão envolvidos nos trabalhos comunitários, médicos ou sociais a não retornarem até que uma decisão seja tomada. Isso vale especialmente para mulheres e crianças, já que ainda não há eletricidade, água ou gás na cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.