Descrição de chapéu União Europeia

Alemanha investiga acusação de que mulheres foram drogadas em festa do partido de premiê

Evento do SPD contou com a presença de Olaf Scholz; polícia recebeu denúncia de jovem de 21 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | AFP

A polícia alemã investiga a acusação de que ao menos nove mulheres que estiveram em uma festa do Partido Social-Democrata (SPD) na última quarta-feira (6) teriam sido drogadas em uma espécie de golpe do tipo "boa noite, Cinderela".

O SPD confirmou os relatos à agência AFP neste sábado (9), com um porta-voz do partido dizendo que o caso gerou "uma comoção muito grande". As informações haviam sido publicadas inicialmente pelo diário berlinense Tagesspiegel.

A polícia de Berlim disse que estava investigando um caso de lesões corporais graves após uma denúncia feita por uma jovem de 21 anos. Até agora teria havido a notificação de nove vítimas, mas o porta-voz da legenda não excluiu a possibilidade de que existam mais casos.

Bandeiras com o logo do SPD em evento do partido em Schweinfurt - Ralph Orlowski - 12.out.18/Reuters

Em um email aos participantes da festa, realizada em um local próximo à sede do governo, o SPD denunciou "um ato monstruoso imediatamente denunciado à polícia do Bundestag [Parlamento alemão]". Katja Mast, uma das líderes do partido, ainda escreveu no Twitter: "Aconselho todos os envolvidos a apresentarem uma queixa [à polícia]".

Quase mil pessoas teriam participado da tradicional festa do SPD antes do recesso parlamentar de verão. Segundo o porta-voz disse à AFP, foi um evento interno, ao qual só podia entrar quem tivesse um convite. O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que é da legenda, esteve no evento.

Segundo a polícia informou em nota, a jovem de 21 anos cujo caso disparou a investigação, registrou a queixa no dia seguinte da festa, depois de ir ao hospital para exames. Durante o evento, ela se sentiu mal, enjoada e tonta, mesmo sem ter ingerido bebidas alcoólicas —ela diz não se lembrar do que ocorreu no local.

Até o momento, a polícia registrou outros quatro casos de forma oficial —o número de nove foi citado pelo próprio SPD. A corporação citou, em seu comunicado, apenas uma "festa de verão de um partido político", sem mencionar o nome da legenda.

A principal suspeita é que as mulheres tenham sido vítimas de uma das chamadas "drogas do estupro". Essas substâncias psicotrópicas, como benzodiazepínicos, podem causar náuseas e tonturas e, em golpes como o "boa noite, Cinderela", são colocadas furtivamente nos copos das pessoas —que, sob efeito da droga, ficam mais sujeitas a abusos por meio de violência, roubo ou agressão sexual.

Em 2021, 22 casos de agressão com esse tipo de substância foram registradas em Berlim, cidade conhecida por suas festas, de acordo com o jornal Berliner Zeitung. O número, porém, pode ser maior, já que muitas vítimas não se lembram da agressão que sofreram ou têm vergonha de denunciar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.