Descrição de chapéu imigrantes

Espanha flexibiliza regras para imigração para tentar driblar falta de mão de obra

Mesmo com taxa de desemprego em 13%, país tem dificuldade para contratar em áreas como turismo, construção e agricultura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | AFP

A Espanha aprovou nesta terça (26) uma reforma para facilitar a regularização de imigrantes, o que deve ajudar setores com vagas ociosas. Apesar de sofrer com taxa de desemprego alta para os padrões europeus, o país não consegue suprir a mão de obra em áreas como turismo, construção e agricultura.

O texto vai beneficiar imigrantes em situação irregular que estão em território espanhol há mais de dois anos. Com o novo status, eles poderão fazer cursos de especialização nas áreas mais carentes de mão de obra e disputar legalmente as vagas no mercado de trabalho.

Pessoas fazem colheita em fazenda próxima ao município de Burgos, na Espanha
Pessoas fazem colheita em fazenda próxima ao município de Burgos, na Espanha - Cesar Manso - 6.out.11/AFP

Segundo o ministro da Segurança Social, José Luis Escrivá, a reforma também pretende estabelecer uma migração ordenada e segura. "[As medidas] visam a melhorar o modelo migratório espanhol e seus procedimentos, em muitos casos lentos e inadequados, o que gera períodos prolongados de irregularidade, com elevados custos sociais e econômicos", informou, em nota, o ministério.

A reforma deverá simplificar o acesso ao emprego para estudantes estrangeiros, que poderão trabalhar até 30 horas por semana e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho sem precisar cumprir período de carência. O processo de reagrupamento familiar deverá ser simplificado, assim como a concessão de vistos de trabalho em setores com mais demanda de mão de obra.

A reforma foi aprovada pelo Conselho de Ministros e não precisará passar pelo crivo do Parlamento.

A Espanha tem hoje uma taxa de desemprego acima de 13%, um dos índices mais altos da União Europeia. A falta de mão de obra em alguns setores da economia, porém, é frequentemente apontada por empresas como fator limitante para o crescimento.

Diante da crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, a Espanha aprovou, no começo do ano, uma reforma trabalhista que busca combater precariedade nos postos de trabalho do país. A nova regulamentação concede mais poder aos sindicatos, limita contratos temporários e obriga empresas terceirizadas a adaptar os termos dos trabalhadores aos dos locais em que trabalham.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.