'Líder brilhante', diz Bolsonaro sobre Abe; veja repercussão do assassinato

Ex-premiê do Japão morreu após ser baleado durante ato de campanha na cidade de Nara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

O presidente Jair Bolsonaro se somou à lista de lideranças mundiais que lamentaram o assassinato do ex-premiê do Japão Shinzo Abe, morto a tiros nesta sexta (8) durante um ato de campanha.

Ele afirmou, em uma publicação no Twitter, ter decretado luto oficial de três dias após o que descreveu como "crueldade injustificável". Também agradeceu à amizade de Abe com o Brasil e pediu que o crime seja punido com rigor. "Estamos com o Japão."

Shinzo Abe, então premiê do Japão, em Bruxelas - John Thys - 19.out.18/AFP

Bolsonaro viajou ao Japão no primeiro ano de seu governo, em 2019, e se encontrou com Abe, o premiê que ficou por tempo no cargo em Tóquio. À época, falaram sobre um possível acordo de parceria entre o Mercosul.

Veja o que líderes e autoridades comentaram sobre o assassinato do político japonês.

Estou chocado, indignado e profundamente triste com a notícia de que meu amigo Abe Shinzo, ex-primeiro-ministro do Japão, foi baleado e morto. Ele foi um campeão da amizade entre nossos povos. Os EUA estão com o Japão neste momento de luto.

Joe Biden

Presidente dos EUA

Estou chocado e triste com o assassinato do meu velho amigo e parceiro Shinzo Abe. O ex-primeiro-ministro era dedicado, tanto ao país que serviu quanto à extraordinária aliança entre EUA e Japão. Sempre me lembrarei do trabalho que fizemos para fortalecer nossa aliança, da comovente experiência de viajar juntos para Hiroshima e Pearl Harbor, e a graça que ele e sua esposa, Akie Abe, mostraram a mim e a Michelle.

Barack Obama

Ex-presidente dos EUA

Abe foi um líder com grande visão que elevou a relação entre nossos países, os EUA e o Japão, a novos patamares.

Anthony Blinken

Secretário de Estado dos EUA

O ex-primeiro-ministro Abe fez contribuições para melhorar as relações China-Japão durante seu mandato; expressamos nossas condolências por sua morte.

Ministério das Relações Exteriores da China

Em comunicado

Profundamente chocado com o ataque hediondo que Shinzo Abe sofreu. A França está ao lado do povo japonês, que perdeu um grande premiê, que dedicou sua vida ao país e trabalhou para trazer equilíbrio ao mundo.

Emmanuel Macron

Presidente da França

Não apenas a comunidade internacional perdeu um líder importante, mas Taiwan também perdeu um amigo. Taiwan e Japão são países democráticos, e nosso governo condena severamente atos violentos.

Tsai Ing-wen

Presidente de Taiwan

Estou profundamente entristecido pelo terrível assassinato de Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão. Tive o privilégio de conhecê-lo há anos, e sempre me lembrarei de seu coleguismo e compromisso com o multilateralismo. Minhas condolências à família, ao povo e ao governo do Japão.

António Guterres

Secretário-geral da ONU

É triste saber que a violência política tirou a vida do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. São Paulo tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. E contribui com o trabalho de milhares de dekasseguis. Aos brasileiros e japoneses que fortalecem os laços de São Paulo com o Japão, minha solidariedade.

Rodrigo Garcia (PSDB-SP)

Governador de São Paulo

Envio minhas condolências às famílias enlutadas e ao povo japonês, que perdeu o primeiro-ministro mais antigo e um político respeitado na história constitucional do Japão.

Yoon-Suk Yeol

Presidente da Coréia do Sul

Sua liderança global em tempos de incerteza será lembrada por muitos. Meus pensamentos estão com a família, amigos e o povo japonês

Boris Johnson

Primeiro-ministro demissionário do Reino Unido

Estou profundamente chocado com as notícias do assassinato de Shinzo Abe. Meus pensamentos estão com a família de nossos amigos japoneses, que sempre foram muito gentis à Polônia. Que ele descanse em paz.

Mateusz Morawiecki

Primeiro-ministro da Polônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.