Descrição de chapéu Folhajus aborto

Lei que proíbe aborto após 6ª semana volta a vigorar na Geórgia após decisão da Justiça

Legislação havia sido suspensa na semana passada, quando juiz disse que texto era inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

A Suprema Corte do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, decidiu, nesta quarta-feira (23), pela constitucionalidade de uma legislação que proíbe o aborto após seis semanas de gravidez. O texto havia sido suspenso na semana passada por um juiz de instância inferior.

A medida foi aprovada ainda em 2019 e chancelada pelo governador Brian Kemp, do Partido Republicano. Ela barra a maioria dos procedimentos depois das seis semanas —período em que, geralmente, os médicos começam a detectar a atividade cardíaca do feto.

Antivistas pró-aborto protestam em Doylestown, no estado da Pensilvânia
Antivistas pró-aborto protestam em Doylestown, no estado da Pensilvânia - Angela Weiss - 29.set.22/AFP

Após o período, a interrupção voluntária da gestação só pode ser feita legalmente se a mulher sofrer ferimentos graves ou correr risco de morte ou se a gravidez for resultado de estupro ou incesto –estas duas exceções só são válidas mediante a apresentação de um boletim de ocorrência. Antes da legislação, o aborto era permitido no estado até a 20ª semana de gestação.

Depois da aprovação, o projeto foi alvo de vários processos. À época, o Judiciário entendeu que ele ia em sentido contrário à orientação da Suprema Corte americana, que em 1973 decidiu que o aborto era um direito constitucional da mulher. O parecer, porém, foi desfeito em junho pelo tribunal, permitindo que a legislação aprovada pela Geórgia entrasse em vigor.

Na semana passada, o juiz Robert McBurney, do Tribunal Superior do condado de Fulton, argumentou que o texto não poderia ser aplicado porque era inconstitucional quando foi aprovado. Na prática, a decisão obrigava o Legislativo estadual a aprovar um novo projeto sobre o tema.

Nesta quinta, porém, a Suprema Corte local suspendeu a decisão de McBurney de forma unânime, sem apresentar publicamente seus argumentos. O recurso havia sido apresentado pela Procuradoria-Geral do estado.

"É inconcebível que a Suprema Corte da Geórgia tenha decidido negar às grávidas a capacidade de determinar o que é melhor para a própria vida e futuro", disse Amy Kennedy, dirigente da Planned Parenthood Southeast, organização pró-direito ao aborto e uma das autoras da ação.

Os grupos que contestam a lei argumentam que ela viola os direitos fundamentais dos georgianos à liberdade e à privacidade sob a Constituição do estado e coloca a saúde das mulheres em risco.

Cerca de dez estados americanos impuseram proibições quase totais ao aborto desde a mudança de parecer da Suprema Corte nacional, sendo a maioria no sul no país.

Em sentido contrário, no início de novembro, nas chamadas midterms, eleitores de Michigan, Califórnia e Vermont aprovaram emendas às Constituições locais para garantir o direito ao procedimento. No Kentucky, os americanos disseram não a uma emenda que afirmaria que não há direito ao aborto ou a qualquer apoio ao procedimento na Constituição estadual.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.