Atirador mata 5 pessoas e é morto pela polícia em Toronto, no Canadá

Ataque ocorreu em prédio residencial em Vaughan; autoridades investigam motivação do crime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montreal | AFP e Reuters

Cinco pessoas morreram e uma outra ficou ferida neste domingo (18) à noite, quando um atirador abriu fogo em um prédio residencial nos subúrbios de Toronto, informou a polícia.

O suspeito, de 73 anos, que supostamente agiu sozinho, morreu após uma troca de tiros com as autoridades, disse o chefe da polícia local, Jim MacSween.

Chegando ao local, a polícia se deparou com "uma cena horrível, com várias vítimas mortas", acrescentou MacSween.

Policial na entrada do prédio de apartamentos onde ocorreu o ataque com arma de fogo, em Vaughan - Carlos Osorio - 18.dez.22/Reuters

As vítimas foram encontradas em diferentes apartamentos do prédio, localizado em Vaughan, cerca de 30 quilômetros ao norte de Toronto. O sobrevivente do atentado foi levado para o hospital em estado grave.

As autoridades investigam a motivação e se existia alguma ligação entre as vítimas e o suspeito, que não teve o nome revelado.

Os moradores foram imediatamente retirados dos apartamentos, e dezenas de ambulâncias e policiais correram para o local durante a noite, segundo a mídia canadense. Em seguida, a polícia liberou a volta dos residentes para as suas casas.

Com uma legislação mais restritiva que a dos Estados Unidos, o Canadá tem uma taxa de homicídios por armas de fogo que corresponde a menos de um quinto da do vizinho. Mas o índice é maior do que o de outros países ricos e vem aumentando. Em 2020, foi cinco vezes mais alto que o da Austrália, por exemplo.

Em abril de 2020, um atirador disfarçado de policial matou 22 pessoas na província de Nova Escócia, o pior atentado em massa com arma de fogo no Canadá. Em setembro deste ano, um homem matou 11 pessoas e esfaqueou outras 18, a maioria em uma comunidade indígena isolada em Saskatchewan.

Segundo a agência governamental de estatísticas, o número de crimes violentos envolvendo armas de fogo no Canadá correspondeu a menos de 3% do total. Mas desde 2009 a taxa per capita de armas sendo apontadas para alguém quase triplicou, e o índice de disparos com intenção de matar ou ferir quintuplicou.

O Canadá proibiu 1.500 tipos de armas de fogo de uso militar ou de assalto em maio de 2020, alguns dias após o tiroteio na Nova Escócia. Em outubro deste ano o governo proibiu por decreto a compra, venda e transferência de armas no país.

A medida antecede um pacote de leis que pretende implementar o maior controle de armas no país em quatro décadas, parte de um "amplo plano estatal para responder à violência armada", segundo uma nota do governo.

De acordo com o governo, o objetivo do decreto de agora é "manter os canadenses a salvo" enquanto a legislação é debatida no Parlamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.