Descrição de chapéu União Europeia

Construtora do aquário gigante de Berlim investiga causa da explosão

Tanque de quase 16 metros de altura se rompeu na sexta (16), matando quase 1500 peixes e ferindo duas pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Reynolds Polymer Technology, empresa americana que participou da construção do aquário que explodiu em Berlim na sexta-feira (16), enviou uma equipe de especialistas à Alemanha para investigar as causas do incidente.

O AquaDom, considerado o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com quase 16 metros de altura, abrigava 1.500 peixes exóticos e ficava no hotel Radisson Blu, no centro da capital alemã e perto de outros pontos turísticos, como a Catedral de Berlim, a Alexanderplatz e o Portão de Brandemburgo.

Funcionários da limpeza de Berlim caminham em meio a destroços após explosão de aquário cilíndrico - John MacDougall - 16.dez.22/AFP

Segundo autoridades alemãs, quase todos os peixes morreram após a explosão, que espalhou mais de 1 milhão de litros de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte.

"Ainda é cedo para determinar o fator ou os fatores que levaram a uma rachadura como essa", afirmou em comunicado a Reynolds Polymer Technology, segundo relatos dos jornais alemães Die Welt e Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A empresa afirmou ter construído e instalado a janela de acrílico do AquaDom. Também comunicou suas "condolências aos hóspedes do hotel, funcionários afetados e pessoas feridas". "Lamentamos muito a perda de animais e formas de vida aquáticos. Agradecemos aos funcionários e socorristas que conseguiram transportar e salvar alguns dos peixes."

Duas pessoas foram feridas por estilhaços após a explosão do aquário, incluindo um funcionário do Radisson. Cerca de 350 hóspedes do hotel deixaram o local a pedido das equipes de emergência, que temem danos estruturais. Segundo socorristas, ainda há cinco centímetros de água na garagem subterrânea do hotel.

Em depoimento à Folha, pessoas que estavam no local na hora do acidente descreveram a cena como "um tsunami".

A causa da explosão ainda é desconhecida, mas uma das suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água. Há suspeitas ainda de que tenha havido fadiga de material.

O AquaDom foi fechado para reformas em outubro de 2019. Devido à pandemia de Covid-19, seguiu fechado por quase três anos, até junho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abrigava espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme "Procurando Nemo", a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.