Vídeo da polícia mostra ataque com martelo a marido de Nancy Pelosi

Imagens foram gravadas por câmera no uniforme de agente; ex-presidente da Câmara dos EUA não estava no local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

A polícia de San Francisco divulgou nesta sexta-feira (27) imagens que revelam como foi o ataque perpetrado contra o marido da ex-presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi em outubro passado. Paul Pelosi foi agredido com um martelo na cabeça por um homem que invadiu sua residência.

A filmagem, feita por uma câmera no uniforme de um dos agentes que atendeu à ocorrência, foi divulgada com um vídeo de uma câmera de vigilância. As imagens mostram o agressor, David DePape, 42, quebrando uma janela para entrar na casa dos Pelosis e a ligação para a emergência feita por Paul, 82.

Depois, dois policiais batem na porta da casa. Quando ela é aberta, Pelosi e DePape estão lado a lado, com o agressor segurando um martelo —o marido da deputada também está com uma mão no objeto, de forma a evitar uma ação do outro homem. DePape diz aos agentes que "está tudo bem" e ouve de um deles a ordem para largar a arma.

Ele então arranca o martelo da mão de Pelosi, vestido com um pijama, e o atinge na parte de cima do corpo —as imagens não permitem ver onde. Os agentes reagem rapidamente, gritando, entrando na casa e imobilizando o agressor.

Após ser golpeado, o marido de Nancy Pelosi foi levado ao hospital e submetido a uma cirurgia para tratar fraturas no crânio e lesões graves nas mãos e no braço direito. Ele recebeu alta seis dias depois.

Em Washington nesta sexta, a deputada disse que Paul continua a mostrar avanços em seu estado de saúde e agradeceu pelo apoio e pelas orações de apoiadores. "Eu não ouvi a ligação para o 911 [serviço de emergência], não vi imagens da invasão e não tenho absolutamente nenhuma intenção em assistir às cenas desse ataque mortal à vida do meu marido", afirmou.

Segundo documentos apresentados pela acusação, o agressor disse à polícia que planejava sequestrar a parlamentar, interrogá-la e quebrar seus joelhos "caso ela mentisse". Os promotores classificaram o ataque de politicamente motivado. Na época do ataque, a imprensa americana noticiou que ele teria gritado "Onde está Nancy?" quando invadiu a residência —a então presidente da Câmara, porém, estava em Washington, do outro lado do país, onde fica a sede do Congresso americano.

Vocal crítica de Donald Trump e combativa também em questões de política externa quando chefiou a Casa legislativa, Pelosi recebia ameaças de republicanos radicais, que chegaram a invadir seu escritório no ataque do 6 de Janeiro. Ela liderou os processos de impeachment de que o então presidente foi alvo —ele acabou absolvido no Senado nas duas ocasiões.

O agressor de Paul Pelosi é um cidadão canadense que vivia em situação irregular nos EUA havia pelo menos 14 anos. A agência de Imigração e Alfândega dos EUA informou que pedirá a custódia de DePape assim que os processos criminais contra ele sejam concluídos.

Os registros mostram que ele entrou no país como visitante temporário em março de 2008. Canadenses admissíveis que se apresentam para viagens de negócios ou a lazer em geral não precisam de visto e, normalmente, são admitidos para uma estadia de até seis meses nos EUA.

Após o ataque, DePape foi preso sem direito a fiança e se declarou inocente das acusações de tentativa de sequestro, agressão, homicídio, agressão com arma letal, roubo, abuso de idosos, cárcere privado e ameaça a funcionário público.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.