Descrição de chapéu China jornalismo mídia

Folha volta a ter correspondente na Ásia com posto em Taiwan

Jornalista Nelson de Sá vai acompanhar continente asiático baseado em Taipé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após quase oito anos, a Folha volta a ter um correspondente na Ásia. O jornalista Nelson de Sá assume o posto na cidade de Taipé, capital de Taiwan, ilha que a China considera uma província rebelde.

No jornal desde 1985, Sá escreve a coluna Toda Mídia e, entre outras funções, já foi editorialista, correspondente em Nova York, crítico teatral e editor da Ilustrada. "Não é novidade que a região, dinâmica como nenhuma outra, concentra a população e o crescimento econômico no mundo, o que pretendo agora seguir mais de perto."

"Além de gigantes emergentes como China, Índia e Indonésia, devo focar o conflito crescente em torno de Taiwan e sua indústria de tecnologia, alvo de interesse dos EUA", afirma ele.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em cerimônia militar em Taipé
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em cerimônia militar em Taipé - Ann Wang - 26.dez.22/Reuters

Durante o período, ele manterá a coluna Toda Mídia, que versa sobre a cobertura feita pela imprensa no mundo, além de tecnologia e cultura. A seção está disponível no site da Folha e é publicada na versão impressa às segundas, quartas, sextas e sábados, na editoria de Mundo.

O conflito entre China e Taiwan é um embate que remonta ao fim da Guerra Civil chinesa, encerrada em 1949. Naquele ano, os nacionalistas, liderados por Chiang Kai-shek, foram derrotados pelo Exército comunista de Mao Tsé-tung e fugiram para a ilha, onde criaram um regime capitalista autônomo.

Pequim, porém, vê a ilha como uma província chinesa e reivindica a reunificação integral de seu território. A demanda tem a chancela diplomática da política de "uma só China", segundo a qual, para ter relações com o gigante asiático, países precisam romper laços com Taipé.

Taiwan tem como principal ativo a liderança na produção de semicondutores de alta qualidade, essenciais para toda a indústria eletrônica moderna —de celulares e carros a equipamentos militares.

O território é considerado uma democracia, com sua primeira eleição presidencial realizada em 1996, após décadas de um regime autoritário e violento. A atual presidente, Tsai Ing-wen, eleita em 2016 e reeleita em 2020, não poderá disputar novamente o pleito devido ao limite do número de mandatos.

Em pleitos locais realizados em novembro passado, o partido da presidente perdeu na maioria das disputas para o Kuomintang, legenda que é mais favorável a desenvolver relações com Pequim.

Em relação à liberdade de imprensa, Taiwan é um dos locais mais bem colocados no ranking da ONG Repórteres Sem Fronteiras, na 38ª posição na lista de 2022, acima, por exemplo, dos EUA, em 42º.

Além da atuação como jornalista, Nelson de Sá publicou as coletâneas "Divers/idade" (Hucitec), com textos seus, "Diário da Corte" e "A Segunda Mais Antiga Profissão do Mundo" (Três Estrelas), com textos de Paulo Francis. Prepara uma biografia do diretor, ator e dramaturgo Zé Celso (Companhia das Letras). Dirigiu a peça "4.48 Psicose" e, no Teatro Oficina, colaborou em "As Boas" e "Ham-let".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.