Descrição de chapéu China Governo Biden

EUA divulgam selfie de piloto com balão chinês abatido no país

Foto foi feita um dia antes de artefato ser derrubado por caça americano após acusações de espionagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O Departamento de Defesa dos EUA divulgou na última quarta-feira (22) uma selfie tirada por um piloto americano com o balão chinês que Washington afirma ser um objeto para espionagem.

O registro foi realizado um dia antes de o artefato ser derrubado, de dentro da cabine do avião de reconhecimento U-2. O veículo, projetado para voar acima de 21 mil metros de altitude e espionar territórios inimigos, é conhecido por ser uma das aeronaves mais difíceis de serem pilotadas.

Um piloto da Força Aérea dos EUA tira foto com balão chinês, um dia antes da derrubada do artefato
Um piloto da Força Aérea dos EUA tira foto com balão chinês, um dia antes da derrubada do artefato - 3.fev.23/Departamento de Defesa dos EUA via Reuters

Antes da divulgação, a selfie já havia recebido status de lenda no Norad, sigla em inglês para Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, e no Pentágono, de acordo com a CNN americana. A emissora confirmou com militares que o piloto tirou uma foto dele mesmo com o balão ao fundo.

A imagem mostra o objeto sobrevoando os EUA em 3 de fevereiro, uma semana após entrar no espaço aéreo americano pelo Alasca. É possível ainda ver os painéis solares do item e o capacete do condutor.

No dia seguinte, um caça F-22 derrubou o balão sobre o oceano Atlântico, perto do litoral da Carolina do Sul. O Pentágono classificou a entrada do item como uma violação de soberania e sustenta que o objeto fazia parte de uma frota enviada pela China a mais de 40 nações para recolher informações confidenciais. Já Pequim afirma que o artefato, em tese destinado a pesquisa meteorológica, desviou da sua rota.

Após o balão ser abatido, o Norad disse ter ajustado seu programa de radares para torná-lo mais sensível, o que fez o número de detecções saltar. Em três dias, três objetos foram localizados e derrubados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.