Descrição de chapéu BBC News Brasil

Recém-nascido e mãe são salvos após 4 dias sob escombros de terremoto na Turquia

Esperanças de encontrar sobreviventes diminuem, mas esforços de busca e resgate continuam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

James Fitzgerald
BBC News Mundo

Um bebê recém-nascido e sua mãe foram resgatados dos escombros na Turquia, cerca de 90 horas após o primeiro dos terremotos devastadores de segunda-feira (6). Imagens mostraram a criança sendo cuidadosamente retirada durante a noite —uma cena descrita pela mídia local como "milagrosa".

As esperanças de encontrar mais sobreviventes estão diminuindo, em meio ao frio congelante quatro dias após a tragédia. Mas os esforços de busca continuam na Turquia e na Síria, também atingida pelo sismo.

Yagiz, com dez dias de vida, foi resgatado na cidade de Samandag, no sul da Turquia
Yagiz, com dez dias de vida, foi resgatado na cidade de Samandag, no sul da Turquia - Ekrem Imamoglu/via BBC News

O recém-nascido Yagiz foi fotografado enrolado em um cobertor e sendo levado a uma ambulância para receber tratamento. Sua mãe foi retirada numa maca. Não houve mais notícias sobre a saúde de ambos.

Ekrem Imamoglu, prefeito de Istambul, cujas equipes estariam envolvidas na operação de salvamento, escreveu nas redes sociais sobre o resgate, dizendo que a operação aconteceu na cidade de Samandag.

Imagens obtidas pela agência de notícias Reuters também mostraram um homem sendo resgatado dos destroços, embora não se saiba se ele tem alguma ligação com a mãe e o recém-nascido.

Mais de 21 mil pessoas morreram —a maioria das quais na Turquia— após o tremor inicial de magnitude 7,8 e as centenas de tremores que se seguiram. Também há temores de uma catástrofe secundária, já que muitas pessoas ficaram desabrigadas e estão agora sem acesso a água, combustível e eletricidade.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, descreveu a tragédia como o "desastre do século". Opositores acusam o líder de não se preparar para o terremoto e questionam como foram gastas as estimadas 88 bilhões de liras (R$ 25 bilhões) arrecadadas via uma taxa chamada "imposto sobre o terremoto".

A cobrança —imposta pela primeira vez após o terremoto em 1999 que matou mais de 17 mil pessoas— deveria ter sido gasta na prevenção de desastres e no desenvolvimento de serviços de emergência.

Kemal Kilicdaroglu, líder do principal partido de oposição da Turquia, disse na quarta-feira (8) que o governo de Erdogan "não se preparou para um terremoto por 20 anos".

Apesar da devastação, histórias de fugas notáveis ou resgates heroicos surgiram nos últimos dias. Milhares de pessoas se ofereceram para adotar uma menina que nasceu sob um prédio que desabou no noroeste da Síria. Quando foi resgatada, a bebê Aya —que significa "milagre" em árabe— ainda estava ligada pelo cordão umbilical à mãe, que morreu junto com outros familiares.


Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.