Descrição de chapéu América Latina

ONU compara violações da ditadura da Nicarágua ao nazismo de Hitler

Relatório do Conselho de Direitos Humanos diz que repressão do regime de Ortega configura crimes contra a humanidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

A repressão capitaneada pelo regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo na Nicarágua configura crimes contra a humanidade, dizem especialistas independentes em um relatório publicado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta quinta (2).

A jornalistas o líder da equipe, o pesquisador Jan-Michael Simon, foi além: comparou as ações da ditadura com o nazismo. "O uso do sistema de Justiça contra oponentes políticos da maneira que é feito na Nicarágua é exatamente o que o regime nazista fez", afirmou.

Apoiadores de Daniel Ortega e Rosario Murillo em manifestação na capital da Nicarágua, Manágua, com fotos do ditador e da número 2 do regime, além de bandeiras da Frente Sandinista de Libertação Nacional
Apoiadores de Daniel Ortega e Rosario Murillo em manifestação na capital da Nicarágua, Manágua, com fotos do ditador e da número 2 do regime, além de bandeiras da Frente Sandinista de Libertação Nacional - Oswaldo Rivas - 11.fev.23/AFP

Simon mencionou, por exemplo, a mais recente medida do regime de retirar a nacionalidade de mais de 300 opositores e enviar alguns deles, que eram presos políticos em Manágua, para os Estados Unidos. "Foi exatamente isso que os nazistas também fizeram no passado."

O relatório divulgado pela comissão, com mais de 40 páginas, oferece um panorama de graves violações de direitos humanos no país centro-americano desde 2018, quando uma mobilização contra uma reforma da Previdência Social catalisou protestos contra o regime e despertou repressão massiva.

O material descreve um padrão de execuções extrajudiciais realizadas por agentes da Polícia Nacional e membros de grupos armados favoráveis ao regime que teriam atuado de maneira conjunta e coordenada durante os protestos —o regime travou investigações.

Há ainda a descrição de casos em que a polícia e agentes do sistema penitenciário torturaram física e psicologicamente opositores detidos. Em alguns episódios, há descrição de violência sexual e de gênero. "O governo tem utilizado a detenção arbitrária como uma ferramenta para silenciar os críticos", diz um trecho do relatório.

O documento pede que a comunidade internacional haja contra as ações do regime de Ortega, em especial por meio de sanções contra os responsáveis pelas violências e contra instituições nicaraguenses.

Especialistas consultados pelo jornal The New York Times afirmaram que as acusações da ONU podem ampliar as ações contra a ditadura. Isso porque a conclusão de que o regime cometeu crimes contra a humanidade poderia ser usada como argumento para que cortes de quaisquer países julgassem pessoas envolvidas nos casos de violência.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.