Escócia coroa rei Charles 3º em cerimônia simbólica com entrega de honrarias

Monarca participou de culto de ação de graças na Catedral de Saint Giles; do lado de fora, antimonarquistas protestaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Edimburgo | Reuters

Quase dois meses após ser coroado, o rei Charles 3º foi presenteado nesta quarta (5) com as Honras da Escócia, numa cerimônia de coroação simbólica realizada na capital Edimburgo.

Ao lado da rainha Camilla, o filho de Elizabeth 2ª participou de um culto de ação de graças na catedral de Saint Giles, onde recebeu as joias mais antigas da coroa britânica, usadas em cerimônias reais nos últimos 500 anos. Por ter um valor simbólico, a coroa não é colocada na cabeça do monarca.

O rei Charles 3º é presenteado com a coroa da Escócia na Catedral de St. Giles, em Edimburgo
O rei Charles 3º é presenteado com a coroa da Escócia na Catedral de St. Giles, em Edimburgo - Jane Barlow/AFP

"Pelo símbolo desta coroa, juramos nossa lealdade, confiando em você como nosso rei a serviço de todo o seu povo", disse Alexander Douglas-Hamilton, o duque de Hamilton e Brandon. O rei Charles estava com seu filho mais velho e primeiro na linha de sucessão, o príncipe William, e a esposa dele, Kate Middleton.

As Honras da Escócia incluem a coroa da Escócia, feita para o rei James 5º em 1540, além do cetro, que teria sido dado a James 4º pelo papa Alexandre 6º em 1494. A Pedra do Destino, símbolo da nacionalidade escocesa levada à Inglaterra no século 13 e retornada em 1996, foi transferida para a catedral.

Uma salva de 21 tiros foi disparada do castelo de Edimburgo, com uma procissão de volta ao Palácio de Holyroodhouse, residência da família real na cidade, antes de a equipe do Red Arrows fazer um sobrevoo.

Centenas de pessoas também se reuniram em Royal Mile, principal via de Edimburgo, para acompanhar a Procissão do Povo —desfile que representava vários aspectos da vida e da cultura escocesa. Já a Procissão Real contou com bandas militares de flauta e bateria.

Assim como na coroação de Charles em Londres, houve protestos de opositores à monarquia. Cerca de cem ativistas vaiaram e gritaram frases como "não é meu rei". Segundo autoridades, duas mulheres, de 20 e 21 anos, foram detidas após supostamente tentarem escalar uma barreira de segurança na Royal Mile.

"Este desfile de vaidade sem sentido em Edimburgo vai custar milhões de libras aos contribuintes escoceses. Para quê? Charles conseguiu mais uma vez ser o centro das atenções por um dia", disse Graham Smith, presidente-executivo do grupo antimonarquista Republic.

Inglaterra e Escócia tiveram monarcas diferentes até que as coroas foram unidas, em 1603, quando morreu a então rainha Isabel 1º. Sem herdeiros, as coroas foram unificadas por Jaime 6º.

Por isso, há celebrações separadas para anunciar as coroações. A questão da independência escocesa ainda é um fator político proeminente, no qual alguns almejam um chefe de Estado eleito. Charles 3º foi proclamado rei em cerimônia no Palácio de St. James, em Londres, em maio. Monarca mais velho a assumir o trono britânico na história, aos 74, ele sucedeu a mãe, Elizabeth 2ª, morta em setembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.