Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Ucrânia recaptura vila estratégica no leste, diz Zelenski

Klischiivka estava sob controle russo desde janeiro, e Kiev faz contraofensiva na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nick Starkov
Kiev | Reuters

O presidente Volodimir Zelenski disse neste domingo (17) que suas forças recapturaram uma vila no leste do país, perto de Bakhmut. Se confirmada, Trata-se de uma conquista significativa para a Ucrânia, em sua contraofensiva exaustiva contra o exército russo.

Militares ucranianos posam para foto com bandeiras em frente a um prédio destruído na vila de Klyschiivka, região de Donetsk
Militares ucranianos posam para foto com bandeiras em frente a um prédio destruído na vila de Klyschiivka, região de Donetsk - Chefe do Gabinete Presidencial Ucraniano Andrii Iermak via AFP

"Hoje eu gostaria de elogiar especialmente os soldados que, passo a passo, estão devolvendo à Ucrânia o que lhe pertence, ou seja, a área de Bakhmut", disse Zelenski em pronunciamento.

A disputa pela vila de Klischiivka, localizada a cerca de 9 km ao sul de Bakhmut, durou semanas e ocorreu após Kiev afirmar na sexta-feira (15) que havia assumido o controle de uma pequena vila próxima chamada Andriivka.

Essas conquistas têm sido algumas das mais significativas na contraofensiva da Ucrânia, que começou em junho e tem enfrentado dificuldades para romper as linhas russas fortificadas.

Oleksandr Sirskii, comandante das forças terrestres da Ucrânia, que também está no controle operacional da contraofensiva, postou um vídeo das forças ucranianas exibindo a bandeira nacional próximo a prédios destruídos com o som de combates ao fundo.

"Klischiivka foi libertada dos russos", disse Sirskii, que frequentemente visita a linha de frente de Bakhmut para elaborar estratégias e aumentar a moral das tropas, no aplicativo de mensagens Telegram.

Não houve comentários oficiais de Moscou. No domingo, o Ministério da Defesa da Rússia disse em seu comunicado diário que suas forças continuaram seus ataques perto de Klischiivka, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 400 pessoas.

Analistas militares ucranianos disseram nesta semana que a libertação dos assentamentos perto de Bakhmut permitiria que o Exército avançasse pelo sul de Bakhmut.

"A Ucrânia sempre dá o troco", escreveu o chefe de gabinete de Zelenski, Andrii Iermak, no Telegram.

Zelenski agradeceu às unidades bem-sucedidas, que ele disse serem a 80ª brigada de assalto aéreo, a 5ª brigada de assalto, a "gloriosa 95ª" e uma brigada de assalto da polícia nacional.

Ilia Ievlach, porta-voz das tropas ucranianas no leste, disse que a batalha causou "danos poderosos" às unidades aerotransportadas russas, ao batalhão "Akhmat" do líder checheno Ramzan Kadirov, ao grupo Storm-Z composto por criminosos russos, à inteligência militar do Estado-Maior General russo e às unidades de infantaria motorizada.

"Portanto, agora conquistamos uma base que nos permitirá continuar desenvolvendo ações ofensivas e libertar nossa terra dos invasores", escreveu Ievlach no Telegram.

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, disse que a Rússia ainda está tentando retomar as posições perdidas na vila. "Hoje tivemos que repelir ataques inimigos o dia todo", disse ela.

A Rússia estava no controle de Klischiivka desde janeiro. Moscou ainda controla grandes áreas da Ucrânia no leste e sul.

Klischiivka, assim como Andriivka e outros assentamentos no leste da Ucrânia, foi devastada nos longos meses de luta por Bakhmut, que caiu nas mãos russas em maio.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.