Descrição de chapéu Rússia

Opositor russo Alexei Navalni diz que está bem após ser localizado em prisão no Ártico

Adversário de Putin está em um dos presídios mais rigorosos da Rússia e enfrenta temperaturas extremas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

O líder da oposição a Vladimir Putin na Rússia, Alexei Navalni, escreveu nas redes sociais, nesta terça-feira (26), que está bem após sua transferência para uma prisão no Ártico. A viagem para a nova penitenciária durou 20 dias e foi "bastante cansativa", publicou ele na plataforma X.

"Ainda estou de bom humor, como convém a um Papai Noel", disse em referência à barba que cresceu durante a viagem e às roupas que é obrigado a utilizar, adaptadas para resistir ao inverno rigoroso, com temperaturas polares. "Não se preocupem comigo. Estou bem. Estou completamente aliviado por finalmente ter chegado."

O opositor Alexei Navalni em imagem de vídeo durante audiência na prisão de Vladimir - Yulia Morozova - 26.abr.23/Reuters

Navalni era considerado desaparecido desde o início de dezembro, e seus familiares anunciaram nesta segunda (25) que o localizaram em uma colônia penal em Kharp, na região de Iamal-Nenets, uma área remota no norte da Rússia localizada a 235 quilômetros a leste de Moscou.

Ativista anticorrupção e considerado inimigo do presidente Vladimir Putin, Navalni cumpre pena de 19 anos de prisão por extremismo. O opositor de 47 anos foi detido em janeiro de 2021 ao retornar à Rússia depois de se recuperar na Alemanha de um envenenamento que, segundo ele, foi planejado pelo Kremlin.

Amigos e familiares dizem que Navalni sumiu no início de dezembro da colônia penitenciária na região de Vladimir, a 250 quilômetros de Moscou. O opositor afirmou que chegou a Kharp no sábado (23) à noite, após uma viagem discreta e organizada com um "itinerário tão estranho" que ele não esperava ser encontrado pela família antes de meados de janeiro.

"Eu fiquei surpreso quando abriram a porta da cela ontem e disseram: 'Há um advogado aqui para você'", afirmou Navalni.

O opositor contou que viu pouco da região, exceto por uma cela anexa coberta de neve e uma cerca do lado de fora de sua janela. "Infelizmente não há renas, mas há cães pastores enormes, fofinhos e muito bonitos", ironizou.

Conhecido como "Polar Wolf" (lobo polar), o presídio onde Navalni está é considerado um dos mais rigorosos da Rússia, onde a maior parte dos presos foram condenados por crimes graves. Além disso, no local o inverno é severo, com temperaturas que podem atingir -28°C na próxima semana.

A cerca de 60 quilômetros ao norte do Círculo Ártico, a prisão foi fundada na década de 1960 como parte do que já foi o sistema soviético de campos de trabalho forçado, segundo o jornal Moskovsky Komsomolets.

"As condições lá são severas, especialmente por conta do permafrost [espessa camada de solo congelado]", disse Leonid Volkov, assessor de Navalni, que afirmou ainda ser difícil se comunicar com os prisioneiros do local.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que região de Iamal-Nenets, no Ártico russo, está localizada a 235 km de Moscou. A distância entre os pontos é de cerca de 3.000 km.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.