Descrição de chapéu partido democrata

George Santos anuncia sua saída do Partido Republicano

Ex-deputado envolvido em escândalos e expulso da Câmara diz que ainda será candidato, mas como independente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa Vista

George Santos, parlamentar de origem brasileira expulso da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, anunciou que irá se desfiliar do Partido Republicano e concorrer a nova vaga na Casa como independente.

A decisão foi comunicada por Santos em seu perfil no X, em publicação na qual ele criticou a sigla por um acordo feito com os democratas para evitar uma paralisação do governo.

O ex-deputado republicano, George Santos (centro), conversa com colegas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos
O ex-deputado republicano, George Santos (centro), conversa com colegas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos - Shawn Thew - 7.mar.2024/Pool/Reuters

"Após a demonstração embaraçosa na Câmara eu refleti e decidi que não posso mais fazer parte do Partido Republicano, que continua a mentir e enganar sua base de eleitores", escreveu Santos. "Eu não posso me filiar a um partido que não representa nada e acredita em tudo", afirmou.

A Câmara dos Deputados, de maioria republicana, aprovou após impasses lei prevendo US$ 1,2 trilhão para financiar o governo e evitar uma paralisação parcial até o fim do mês, acordo que recebeu críticas da ala mais radical do partido e próxima ao ex-presidente Donald Trump.

Exemplo dessa insatisfação é a deputada Marjorie Taylor Greene, da Geórgia, expoente do trumpismo conspiracionista, que após a aprovação da lei chamou de "traidor" o presidente da Casa, o também republicano Mike Johnson, e disse ter registrado uma moção para retirá-lo do cargo.

Santos se juntou aos republicanos insatisfeitos com o acordo, mas ao menos até a próxima eleição, não tem voz nas discussões da Câmara.

Ele foi expulso no início de dezembro passado após uma série de reportagens, investigações criminais e de um Comitê de Ética do Congresso encontrarem evidências de que ele cometeu fraudes, lavagem de dinheiro e desviou recursos de campanha para despesas com itens de luxo, botox e até o site de conteúdo erótico OnlyFans.

Esta foi a primeira vez na história que um republicano foi expulso da Câmara e que um político sem condenação anterior na Justiça perdeu o mandato.

Sua nova tentativa de se eleger foi anunciada no início deste mês. Ele voltou ao Congresso no mesmo dia para acompanhar o discurso do presidente Joe Biden do Estado da União, ponto alto do calendário político do país em que o chefe do Executivo presta contas e explica sua visão de futuro aos outros Poderes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.