Descrição de chapéu América Latina

Invasão a embaixada mexicana coloca relações internacionais em risco, diz ONU

Em comunicado, secretário-geral Antonio Guterres pediu moderação entre países envolvidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse neste domingo (7) estar "alarmado" pela invasão das forças de segurança do Equador à embaixada do México em Quito. Na noite de sexta (5), policiais entraram na representação para capturar o ex-presidente equatoriano Jorge Glas, que estava abrigado no local desde dezembro para evitar o cumprimento de um mandado de prisão.

António Guterres, secretário-geral da ONU, repercutiu invasão de Forças Armadas do Equador a embaixada do México em comunicado via porta-voz - Eskinder Debebe/UN Photo/Handout via Xinhua

Guterres enfatizou a importância de manter a inviolabilidade dos recintos diplomáticos. Segundo ele, esses locais deveriam ser respeitados "em todos os casos, em conformidade com o direito internacional".

"O secretário-geral afirmou que as violações deste princípio colocam em risco a continuação das relações internacionais normais, que são fundamentais para o avanço da cooperação entre os Estados", disse o porta-voz Stéphane Dujarric em comunicado.

O chefe das Nações Unidas pediu tanto ao Equador quanto ao México que mostrem "moderação" para "solucionar suas diferenças por meios pacíficos", acrescentou.

Mais de uma dezena de governos da América Latina denunciaram a invasão da embaixada mexicana em Quito por parte da polícia, qualificada de "improcedente" pela OEA (Organização dos Estados Americanos)

A operação, considerada sem precedentes no mundo, levou o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, a romper relações diplomáticas imediatas com o Equador. A Nicarágua, ainda no sábado (6), também cortou relações.

A operação culminou na detenção de Glas, exigida pela justiça do seu país após condenações por corrupção.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.