Descrição de chapéu

Genética para todos

Não há razão para temer o plano do governo de disseminar o aconselhamento genético

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Empresária grávida de gêmeos gerados por meio de fertilização in vitro
Empresária grávida de gêmeos gerados por meio de fertilização in vitro - Jorge Araújo - 9.set.2005/Folhapress

Por mais que os alarmistas de plantão se alvorocem, não existe razão plausível para temer o plano do governo federal de disseminar o aconselhamento genético. Ao contrário, se há motivo para preocupação, ele desponta com a dúvida quanto à capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de oferecê-lo a toda a população.

O debate bioético começou antes mesmo de o Ministério da Saúde publicar detalhes de seu plano para implantar varreduras nos genes dos pais para estimar a probabilidade de que gerem filhos com doenças genéticas raras. Tal exame é recomendado a todo casal com histórico de alguma dessas síndromes na família.

O temor suscitado se refere a um possível componente eugênico no programa. Ou seja, que o aconselhamento genético implique um aumento da discriminação contra portadores de deficiências como a surdez, que pode ter origem em mutações de DNA.

Ou, no limite, até abortos para eliminação de fetos “defeituosos” —é o fantasma da eugenia nazista que se insinua nessa visão.

O aconselhamento genético corretamente ministrado nada tem a ver com isso. Ele se destina a casais que planejam ter filhos, não a mulheres que já estejam grávidas. E, mesmo que se verifique um problema grave no feto em gestação, cabe lembrar que a interrupção da gravidez nesse caso seria criminosa, pela lei brasileira.

Pode-se argumentar, como defende esta Folha, que se devem ampliar as condições legais para realizar abortamentos e submeter a norma modificada a um referendo popular. Mas isso é coisa diversa de democratizar o acesso ao aconselhamento.

Para casais com alta probabilidade de gerar um filho com limitações, sempre haverá a alternativa da adoção. Ou de recorrer à fertilização in vitro, que permite diagnosticar embriões e implantar no útero da mãe só aqueles sem os genes para síndromes conhecidas.

Tais “bebês de proveta”, como ficaram conhecidos, são corriqueiros em clínicas particulares. Trata-se, contudo, de um serviço caro.

Se o direito à saúde reprodutiva for tomado a sério, há que apoiar o plano de estender a oferta de aconselhamento a todas as partes do país. Para isso, entretanto, parece também necessário rever a reserva de mercado hoje existente para médicos geneticistas, pois não faltam biólogos capacitados para orientar mães e pais sob risco.

O aconselhamento genético é uma realidade. Sobram razões para torná-lo acessível na rede pública a quem dele precisa.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.