Descrição de chapéu
Marcelo Melchior

Cem anos no Brasil, mirando o futuro

Marco nos inspira a continuar inovando rumo a uma alimentação sustentável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marcelo Melchior

Presidente da Nestlé Brasil

Com a responsabilidade de estar presente em 99% dos lares brasileiros por meio de nossas marcas e completando neste ano cem anos de história no país, a Nestlé não quer apenas celebrar, mas também se manter propositiva em relação ao seu papel social, olhando para o futuro.

A forte memória afetiva que o consumidor brasileiro tem com muitas de nossas marcas nos estimula ainda mais a estar diariamente nos reinventando e promovendo transformações com inovação, agregando novas soluções, tecnologias, criando meios de empreender e, consequentemente, de nos manter relevantes para as pessoas. Ao mesmo tempo, buscando evoluir em uma jornada de cuidado com o meio ambiente, definindo metas claras para uma operação sustentável.

O presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior - Marcelo Justo - 25.out.19/UOL

Os aprendizados que todos tivemos em 2020 certamente fortaleceram ainda mais as bases para continuarmos evoluindo, pensando em um futuro que impacte positivamente a atual e as futuras gerações. Nesta semana divulgamos os resultados globais de 2020 e apresentamos um crescimento robusto, mesmo diante do cenário tão desafiador em todo o mundo. E chegamos lá porque estabelecemos prioridades claras: cuidar das nossas pessoas e garantir o abastecimento em todo o país. Ao mesmo tempo, apoiamos a sociedade com uma série de iniciativas voltadas à nossa cadeia de valor, incluindo o pequeno varejo.

Creio que um dos principais legados tem sido o trabalho em colaboração, internamente e com nossos parceiros —de agricultores a varejistas—, o que trouxe mais flexibilidade para nos adaptarmos rapidamente às novas situações. Iniciamos 2021 seguros de que temos fundamentos sólidos para fazer frente às necessidades das pessoas.

Sabemos, por exemplo, que estão mais preocupadas com a saúde e que o alimento é recurso importante no processo de imunidade. Assim, nossa preocupação continua sendo a de evoluir com um portfólio que agregue produtos nos quais o consumidor confia a uma linha crescente de itens fortificados, funcionais, orgânicos e à base vegetal. Somente em 2021 serão mais de 200 lançamentos.

Também ganhou força o ato de cozinhar em casa, que surgiu por necessidade, mas atraiu muita gente que gostou da experiência. Aceleramos essa frente com uma variedade de ingredientes para facilitar os preparos e, como serviço, nosso site Receitas Nestlé tornou-se uma referência: 1 em cada 4 brasileiros já o visitou ao menos uma vez. Além disso, a digitalização veio para ficar e para nos ajudar a impulsionar novos negócios, a capturar tendências e a ter mais eficiência em todas as pontas da cadeia. Sempre tendo como foco o melhor entendimento das aspirações das pessoas.

E entre esses entendimentos sabemos que o consumidor valoriza as empresas que cuidam do planeta. Ao menos 70% dos brasileiros afirmam que buscam companhias com impacto social e ambiental positivos. Essa é uma tremenda responsabilidade e que assumimos traçando nosso caminho para atingir emissão zero de gases de efeito estufa até 2050 em todas as operações no mundo. É uma jornada na qual já estamos embarcados e que vai gerar valor para a sociedade. Já reduzimos mais de 50% das emissões de carbono no Brasil, 100% de nossas fábricas usam energia renovável e são zero resíduo. Olhando para a frente, continuaremos acelerando ações com nossos parceiros visando o cuidado com o meio ambiente.

É esse olhar para a frente que nos move. Chegar aos cem anos é um marco importante que nos inspira a continuar inovando para permanecer no coração e na casa dos brasileiros. Nosso propósito é o que nos norteia a cuidar da alimentação do futuro e do ciclo da natureza que nos alimenta. Porque alimentar um futuro melhor faz bem. E, se faz bem, a gente faz.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.