Descrição de chapéu
Wagner Miquéias F. Damasceno

Covid-19: a arma biológica de Bolsonaro

Quem não está empenhado em tirá-lo do Planalto será cúmplice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Wagner Miquéias F. Damasceno

Doutor em Sociologia pela Unicamp, é professor da UFSC e dirigente da Secretaria Nacional de Negros do PSTU

Após um ano dos primeiros casos de contaminação pela Covid-19 no Brasil, atravessamos o pior momento nesta pandemia. Para especialistas, inclusive, estamos em piores condições do que em março do ano passado. O país já soma mais de 275 mil mortos e registrou recorde de 2.349 óbitos em único dia.

A Fiocruz emitiu um comunicado técnico alertando para a dispersão de "variantes de preocupação" do Sars-Cov-2 (o novo coronavírus), variantes mais transmissíveis do vírus que já foram detectadas no Brasil, na África do Sul e no Reino Unido.

Após analisar oito estados (AL, CE, MG, PE, PR, RJ, RS e SC), o estudo constatou que apenas em Alagoas e Minas Gerais as “variantes de preocupação” eram inferiores a 50% dos casos de contaminados. Nos outros seis, essas mutações já são predominantes.

Mas como chegamos nesta situação? É impossível responder a essa pergunta sem falar de quem nos governa: Jair Bolsonaro.

O presidente possui aversão à ciência, à informação e à preservação das vidas. A aversão à ciência ajuda a explicar a sua incompetência e a de gente como o especialista em (i)logística Eduardo Pazuello, o ministro da Saúde que confundiu o Amazonas com o Amapá.

Mas não se pode reduzir este governo à incompetência, pois sua real estratégia tem sido exitosa.

Após a análise de 3.049 normas federais relacionadas à Covid-19, o Centro de Pesquisas e Estudos de Direito Sanitário da USP, em parceria com o Conectas Direitos Humanos, divulgou em 21 de janeiro um relatório que revela a “existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus, promovida pelo governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República”.

Disto, deriva-se uma conclusão incontornável: Bolsonaro está cometendo um genocídio contra os trabalhadores, contra os pequenos empresários e, em particular, contra os negros e pobres deste país. Com um agravante: faz da Sars-CoV-2 uma arma biológica de destruição em massa.

Para impor este genocídio, seu governo atrapalha a vacinação no país, recusa auxílio emergencial para milhões de trabalhadores e desempregados e faz coisas torpes como negar recursos a projetos culturais em localidades que adotaram medidas restritivas contra a pandemia.

No futuro, como dissera o jornalista Diego Cruz, precisaremos de uma Comissão da Verdade da Covid-19. No presente, precisamos tirar Bolsonaro do poder para interromper o genocídio em curso.

Diante de um genocídio não existe neutralidade. Não havia neutralidade possível diante do Holocausto nazista, nem diante do apartheid, nem diante dos expurgos e assassinatos cometidos pelo stalinismo. Portanto, quem não está empenhado em tirar Bolsonaro do Planalto será cúmplice de um genocídio.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.