Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Mais vacinas

Falhas que precisam ser corrigidas convivem com avanço mais rápido da imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

0
Pessoas aguardam vacinas contra a Covid-19 em UBS de São Paulo - Adriano Vizoni/Folhapress

Ainda que tenham levado compreensível frustração a quem não conseguiu se imunizar na data esperada, os recentes transtornos ocorridos em São Paulo e outras capitais devido à falta de vacinas não refletem algum retrocesso no enfrentamento da Covid-19.

Na realidade, os dados mostram que a vacinação ganhou velocidade no país nesta segunda quinzena de junho, com aplicação média de mais de 1 milhão de doses diárias. Os problemas de logística verificados, até onde se vê, não alteram a meta paulista de ter toda a população adulta protegida com ao menos uma dose antes de outubro.

Os números indicam grande adesão dos brasileiros à campanha. O aumento de confiança no principal instrumento de combate à pandemia havia sido captado nas pesquisas de opinião —em maio, o Datafolha mostrou que 91% dos entrevistados pretendiam vacinar-se ou estavam vacinados.

Na sondagem de dezembro do ano passado, eram 73% os que manifestavam tal propósito; no mês seguinte, a taxa subira a 81%.

Tamanha aceitação traz alívio às autoridades sanitárias. Fracassa, na prática, a semeadura de dúvidas descabidas a respeito dos imunizantes, com lamentável incentivo do presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores mais fanáticos.

É evidente, contudo, a falta que faz uma coordenação federal e um planejamento mais eficaz desde Brasília. O presidente, está claro, continuará a eximir-se de responsabilidade, alegando estar de mãos atadas pelo Supremo Tribunal Federal —numa deslavada distorção do que a corte decidiu.

Estados e municípios, como entendeu o STF, têm autonomia para estabelecer medidas restritivas em seus territórios, mas o governo federal pode e deveria participar do esforço nacional de prevenção e controle do contágio.

Não se pode excluir, ademais, que governadores e prefeitos tenham cometido erros de planejamento ou afobação ao incluir faixas etárias e precondições para definir grupos de vacináveis.

As dificuldades podem ser mais comezinhas. Para a capital paulista, por exemplo, prefeitura e governo estadual utilizam estimativas diferentes de população.

É tarefa local mitigar falhas e desencontros do gênero, ainda que o cumprimento final dos cronogramas dependa do fornecimento das doses previstas pelo Ministério da Saúde. Não se pode pôr em risco a confiança do público no programa.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.