Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

A vez de Tebet

Com Doria fora, senadora tem a árdua tarefa de viabilizar postulação de 3ª via

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) - Pedro Ladeira/Folhapress

Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta, João Amoêdo, Alessandro Vieira, Eduardo Leite, Rodrigo Pacheco, Sergio Moro e João Doria.

Todos esses nomes integram o rol de caídos na tentativa, pessoal ou por procuração, de criar condições para viabilizar uma candidatura presidencial alternativa ao duopólio Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) neste ano.

O ex-governador de São Paulo, que desistiu da postulação na segunda (23) após ter sido minado pelo próprio partido, é a vítima mais recente do processo.

Foi dos que mais durou no páreo: desde que irrompeu na política ao tirar o PT da prefeitura paulistana no primeiro turno de 2016, o tucano Doria se comportou como presidenciável. A vez na fila agora é da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

A emedebista é o que marqueteiros chamam de folha em branco, em termos de imagem, com algumas vantagens apontadas por seus apoiadores para compensar a experiência executiva algo exígua.

Aos 52 anos, é pouco conhecida, portanto enfrenta baixa rejeição, vem de família política tradicional numa região importante para a economia e, acima de tudo, é mulher. Este atributo é lembrado quando se analisa a repulsa a Bolsonaro no público feminino.

Tebet terá uma árdua tarefa pela frente. Primeiro, convencer o PSDB e seu parceiro de federação, o Cidadania, a ser apoiada como candidata. Grupos tucanos resistem à iniciativa do presidente da sigla, Bruno Araújo, de priorizar a senadora sul-mato-grossense.

Ele conta com um aliado poderoso —o sucessor de Doria no governo paulista, o ainda desconhecido Rodrigo Garcia, para quem um projeto nacional anódino tende a favorecer a construção de sua própria figura numa eleição dura.

Tebet também terá de lidar com seu partido, que historicamente evita lançar candidaturas presidenciais e, quando o faz, não despende muita energia com elas. Hoje, boa parte do MDB está com Lula.

Caso ultrapasse esses obstáculos, Tebet não deverá contar com um integrante original da terceira via, o União Brasil, que desembarcou do projeto com suas grandes verba eleitoral e capilaridade. Um acerto com Ciro Gomes (PDT), que sobrou na pista da esquerda dominada pelo PT, parece improvável.

Enquanto isso, ela busca elaborar um discurso de consenso e, na economia, cerca-se de nomes outrora associados ao PSDB, de orientação liberal. Mais importante, Simone Tebet terá de provar ao eleitor sua viabilidade na disputa: a senadora patina em 1% de intenção de voto, segundo o Datafolha.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.