Descrição de chapéu
Andrea del Fuego

Ler e escrever

Se a leitura é intimidade com o mundo, a escrita é o próprio em alta voltagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrea del Fuego

Escritora, mestre em Filosofia (USP). Traduzida em nove países, autora de nove livros, entre eles "Os Malaquias", vencedor do Prêmio José Saramago.

A cobrança pela leitura vem de todos os lados. É uma exigência, ou ao menos uma qualidade aguardada, das cadeiras escolares ao beletrismo de salão onde o conhecimento literário vale como um licor digestivo.

A literatura edificaria, fazendo a poda dos impulsos pré-letrados, nossos instintos ágrafos, sem palavra, organizaria o grito rousseauniano que originou a língua dos homens. Certamente organiza o regime sensível de apreensão do mundo, nos dá vocabulário para tornar presente o que está ausente, ainda que essa presença nem sempre seja virtuosa como a naturalização do autoritarismo ou o simulacro de felicidade.

Estande da editora Malê na Bienal do Livro da Bahia, em 2021 - Rafaela Araújo - 14.set.21/Folhapress

Há mais liberdade na leitura do que supõem as fichas catalográficas, os livros se organizam conforme os lemos, Alberto Manguel já pontuou que nossa biblioteca é sempre biográfica, ela nos narra. Ou ainda Merleau-Ponty, para quem a leitura é das relações mais íntimas do corpo com o mundo, no sentido de que quando a leitura entra em franca fruição, mal sabemos quais letras os olhos estão seguindo, pois há uma comunicação direta entre o espírito do leitor e o do escritor numa intimidade pouco conhecida em outras relações.

Mas e a escrita? Se a leitura é intimidade com o mundo, a escrita é o próprio em alta voltagem, pois a exigência da escrita é partir de si com passagem comprada para a região da impessoalidade (o mundo) onde há aquilo que não somos, nem seremos, mas ouvimos. E o melhor: ela também não é nada disso, não sabemos o que é.

Há cobrança para ler literatura, mas não para escrever literatura. Talvez pelo fetichismo de uma autoria genial e ilhada. Escrever literatura como alguém aprende dança não para ser a primeira bailarina do Municipal, mas para ter a experiência da escrita artística, mesmo que ninguém a aplauda. Um diário em terceira pessoa onde o tema parece fugir a cada frase enquanto nos surge, num susto, a voz do mundo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.