Descrição de chapéu
Alexandre Kalache

Cigarro eletrônico é uma questão de saúde pública

Em países onde a venda é legalizada, o consumidor jovem é o alvo principal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexandre Kalache

Médico gerontólogo, é presidente do Centro Internacional da Longevidade e ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Para a minha geração, fumar era glamoroso. Estrelas de Hollywood, shows e competições esportivas patrocinados, propaganda ostensiva com jovens atraentes soprando a fumaça em seus "objetos de desejo" –como no filme "Casablanca". A indústria do tabaco investia muito para manter a glamorização.

Parte da estratégia era negar qualquer prejuízo à saúde. E a classe médica a endossava, por ignorância ou por interesses, afinal os "consultores" ganhavam bem para isso.

Entre meus colegas do curso médico a maioria fumava, nossos professores também. Muitos já se foram, mortes prematuras por diversos tipos de câncer, enfisema, doenças cardiovasculares.

Assistimos agora às mesmas investidas em relação ao cigarro eletrônico. Apresentam-no como uma alternativa menos prejudicial à saúde para aqueles que querem parar de fumar. No entanto, na prática, em países onde a venda é legalizada, o consumidor jovem é o alvo principal. Do contrário, como justificar sabores tutti-frutti e algodão-doce, embalagens sofisticadas? Verdadeiros acessórios de grife.

Escrevo de Londres e não vejo nas ruas adultos mais velhos "vaping", e sim, adolescentes. Embora a venda do produto para menores de 18 anos seja proibida, eles o encontram no comércio ilegal, até mesmo online. Desde 2018 o uso do cigarro eletrônico entre meninas de 15 anos aumentou de 10% para 21%. No mesmo período, seu uso entre crianças de 11 a 15 anos cresceu em média 10% ao ano.

Das maiores conquistas em saúde pública no Brasil está o controle do tabagismo. Há 30 ou 40 anos, tínhamos três vezes mais fumantes que o Canadá, padrão ouro na época, com 18%. Lá, o percentual de fumantes permaneceu estável. No Brasil está abaixo de 10%.

Não é à toa que o governo australiano acaba de anunciar medidas dacronianas. O produto só será vendido sob prescrição médica, em farmácias, para adultos.

Tragédia anunciada? A longevidade desses jovens poderá lhes ser roubada, como para vários de meus contemporâneos tabagistas. A evidência para tal só faz crescer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.