Nos livrar da volta do PT de Lula valeu o voto em Bolsonaro, afirma leitor

Atual governo divide opiniões entre os leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Governo Bolsonaro
Apesar das críticas e dos alertas, Bolsonaro persiste em trapalhadas e atitudes que desgastam a sua imagem e a do seu governo. Entretanto, é bom lembrar que ele ao menos nos livrou de ter Haddad com o PT de Lula de volta ao Planalto. Só por isso já valeu cada voto.
João Manuel Maio (São Paulo, SP)

 

O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

O país e o mundo atravessam um período de crise geral. No Brasil, o desemprego, a favelização, a violência aumentam a cada dia. E o presidente está preocupado com a desdita de ser patrão, com o comportamento sexual de alguns e até com a quantidade de lombadas eletrônicas nas estradas? Não é hora de governar efetivamente? 
Manoel Virgilio de Queiroz (Santana de Parnaíba, SP)

 

Eu e milhões de brasileiros aguentamos durante 16 anos governos que não ajudamos a eleger e que devastaram o Brasil. Hoje com dois meses de governo, cada atitude da nova administração gera um mimimi extraordinário. Onde estavam os defensores da pátria quando o país foi saqueado?
Claudir José Mandelli (Tupã, SP)

 

Ao contrário do filósofo-guru Olavo de Carvalho, acho que as oportunas intervenções do general Hamilton Mourão funcionam como um bálsamo para amenizar as tristezas que sentimos quando o clã Bolsornaro emite opiniões inadequadas e estapafúrdias. 
Jota Treffis (Teresópolis, RJ)

 

Cena do vídeo divulgado por Jair Bolsonaro - Reprodução

Conforme reportagem da Folha, nosso presidente está errado e os dois jovens são protagonistas políticos e estão corretos (“Foi ato político, diz dupla do ‘golden shower’ alvo de crítica de Bolsonaro”). E o nosso presidente é uma ameaça à democracia com o concurso das Forças Armadas. Quanta hipocrisia corporativista.
José Claudio de Almeida Barros (Bragança Paulista, SP)

 

Para quem aviltou o “golden shower” do Carnaval mas já havia declarado que usava o apartamento funcional do auxílio-moradia para “comer gente” quando era parlamentar (mesmo tendo imóvel próprio), até que evoluiu bastante.
Gésner Batista (Rio Claro, SP)


Primeira Página
A foto na Primeira Página pertence à categoria dos “enquadramentos mais do que manjados”. O profissional deveria utilizar sua câmera com mais criatividade. A Folha está se tornando, cada vez mais, insuportavelmente enjoativa.
Tabajara Novazzi (São Paulo, SP)

 

Maktub: palavra de origem árabe que quer dizer “já estava escrito”. A excelente foto da Primeira Página me fez lembrar de maktub. Creio que Bolsonaro vai cair bem rápido.
Thomaz Vita Neto (Mirassol, SP)


Novo deputado

0
O deputado estadual Daniel José (Novo) - Bruno Santos/Folhapress

Uma história interessante de superação e uma brilhante carreira acadêmica não foram suficientes para capacitar o deputado Daniel José (Novo) para o exercício do cargo (“Novato na Assembleia supera pobreza e diz que escolas de SP têm professores bêbados”). Após declarações estapafúrdias e irresponsáveis que afrontam a dignidade dos professores, sugiro que ele seja submetido a uma avaliação psicológica e responsabilizado judicialmente pelas entidades representativas do magistério. 
Geraldo Tadeu Santos Almeida, professor aposentado (Itapeva, SP)


Dia Internacional da Mulher
Nós, mulheres, não temos o que comemorar. Todos os dias temos notícias de violência contra a mulher (“71% dos feminicídios e das tentativas têm parceiro como suspeito”). Quando não apanhamos, somos queimadas, torturadas, estupradas ou mortas. Espero que um dia possamos comemorar o Dia Internacional da Mulher, com respeito e dignidade. 
Barbara de Faria Odierno (São Paulo, SP)

 

Só a mulher liberta a mulher. Mulheres são a maioria assassinada e também da força de trabalho e sustento dos lares. Sua liberdade é sinônimo de justiça social, profissional, econômica, num país ainda preso a valores do tempo do Brasil colonial iletrado, hipócrita e violento. Algumas, por ignorância, medo ou interesse financeiro, até aceitam felizes esses valores.
João Bosco Egas Carlucho (Garibaldi, RS)


Fundação da Lava Jato
Respeito muito o trabalho da Lava Jato, mas considero injustificável que os procuradores de Curitiba sejam gestores de fundação privada financiada com dinheiro público (“Dinheiro da Lava Jato banca reforma em escola e cria fundo anticorrupção”). O que os trâmites judiciais recuperarem deve ir para a União, é o justo. 
Fabiana Tambellini (São Paulo, SP)

 

Dinheiro apreendido pela PF em maio de 2017 na Operação Patmos - Reprodução

Sugiro que os valores recuperados pela Lava Jato sejam, por lei, destinados para a merenda escolar, a alimentação dos moradores de rua e a sua inclusão na sociedade. 
Rubens Ito (São Paulo, SP) 


Previdência
Se os militares não toparem abrir mão de privilégios, não haverá reforma da Previdência no serviço público, que é o grande sorvedouro da arrecadação e onde estão os maiores desequilíbrios, segundo estudos. Seria bom os militares pensarem grande num projeto de nação, assumindo a responsabilidade como força organizada da sociedade, fazendo jus à confiança neles depositada e à sua imagem positiva. E também à grande participação no governo Bolsonaro.
Luiz José de Souza (São Paulo, SP)

 

Deparei-me com o melancólico desabafo de um leitor, que, indignado, aduzia que recebia oito salários mínimos de aposentadoria e hoje ganha só três (Painel do Leitor), e pior, aceitando, resignado, a situação. Vivemos num país com a democracia e a Constituição totalmente desrespeitadas e com princípios, como a presunção de inocência, a dignidade e até o direito adquirido, ameaçados de subversão. 
José Alexandre Coelho Silva 
(Mogi Mirim, SP)


TV por assinatura
Pagamos caro por uma TV por assinatura, com canais “premium” para assistir ao futebol. Agora vem a transmissão via internet. Com certeza uma via sem volta. Qual será o futuro da TV por assinatura? Vou além: qual será o futuro dos canais de esportes, pois a tendência é que cada time transmita as partidas pelas suas páginas no Facebook. 
William Silva (Santos Dumont, MG)


Colunista

Ilustração
Débora Gonzales/Folhapress

Chorei de rir com a coluna de Renato Terra (“Bolsonaro terá a supervisão de um adulto”). Diante de tanto besteirol e pesadelo, ótimo para desopilar o fígado e a cabeça. Criatividade, 10. Realidade, onde anda a realidade? Temos de sair desta.
Miriam Alves de Almeida (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.