Para leitor, Bolsonaro cansou de 'brincar de governar'

Leitores criticam Paulo Guedes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro
Finalmente parece que o suposto jornalismo democrático da Folha perdeu a vergonha e já lança a campanha para dar fim ao mandato do presidente eleito democraticamente. A coluna de Pablo Ortellado de 17/3 vem confirmar o que observo há tempos. O Painel do Leitor se transformou em mais um espaço para a esquerda descer o sarrafo no governo. Já não bastavam os editoriais, os convidados de esquerda, os colunistas e até os quadrinhos da Ilustrada? A guerra está sendo declarada.
Luís Gonzaga Batagin (Capivari, SP)

Muito lúcida a coluna de Joel Pinheiro da Fonseca desta terça ("Chega! É hora de pensar em impeachment", Poder). Ele só se enganou no final: o Brasil não é maior que Bolsonaro, é muito maior que Bolsonaro.
Boris Feldman (Belo Horizonte, MG)

Parecem claros os sinais de desequilíbrio mental de Bolsonaro. Esta situação não tem nada a ver com a luta ideológica entre direita e esquerda. Não acho que o caminho seja o impeachment, demora muito, mas, sim, a inabilitação para o cargo por perda das faculdades mentais. Bolsonaro põe em risco a integridade da nação.
Rita de Cássia Louback de Souza (Rio de Janeiro, RJ)

Bolsonaro cansou da "brincadeira de governar". Agora está atirando para todos os lados na tentativa de que alguém o tire de lá e ele saia como um coitadinho que foi removido do cargo.
Eveline Peters (Mato Grosso, MS)

A cadeira da Presidência da República está vaga. Não temos um presidente.
Leonardo dos Reis Gama (São Paulo, SP)


Democracia
É surpreendente a visão do senhor Maurílio Polizello Júnior (Painel do Leitor, 17/3), já que concebe uma democracia paralela, com AI-5 e sem Congresso e STF. Como isso seria possível, se são valores incompatíveis? A extrema direita vai corroendo as instituições que sustentam a democracia e, no nosso caso, a corrosão caminha assustadoramente célere.
Maria Cecília de Arruda Navarro (Bauru, SP)


Paulo Guedes
A Folha incluiu Paulo Guedes entre os ministros do atual governo ainda lúcidos. Eis algumas declarações que atestam essa lucidez: "Os ricos capitalizam seus recursos; os pobres consomem tudo"; "Empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada"; "O cara (funcionário público) virou um parasita"; "Não se assustem se alguém pedir o AI-5"; "O dólar está alto. Qual o problema? Zero"; "O funcionalismo público não é culpado, mas também não é inocente..."; "O pior inimigo do meio ambiente é a pobreza."
José Zimmermann Filho (São Paulo, SP)

Fazia muito tempo que o Brasil não tinha um ministro da Economia (antes Ministério da Fazenda) tão ruim, boçal e de resultados tão medíocres e que mesmo assim é tratado com tanta vassalagem pela imprensa nacional. O investidor estrangeiro não virá enquanto Guedes e Bolsonaro estiverem no poder. Nenhum dos dois transmite credibilidade. O pibinho de 2019 fala mais que mil palavras, mas agora a culpa será do coronavírus.
Sandro Ferreira (Ponta Grossa, PR)


Coronavírus
Peguei o metrô aqui de São Paulo na segunda-feira (16) e notei que o ar-condicionado insufla ar gelado e gera um leve vento sobre as pessoas. Se alguém tossir e estiver contaminado pelo coronavírus, a doença vai se espalhar por todo o vagão. Não seria o caso de desligar o ar-condicionado? O Metrô também poderia fazer soar mensagens nos vagões pedindo às pessoas que cubram a boca ao espirrar e tossir. E mostrar que a empresa está desinfetando os vagões. A desinfecção poderia ser feita até durante as viagens. Ninguém iria reclamar.
Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Às "Top 10 da quarentena" (Corrida, 17/3), leituras recomendadas por Tati Bernardi, acrescento mais uma, que não poderia ser esquecida nestes tempos de isolamento e de ausência de lideranças: "Endurance", relato da viagem do almirante inglês Schackleton à Antartida.
Aldo Portolano (São Paulo, SP)

Qual o segredo da Índia, a segunda nação mais populosa do mundo, com 1,3 bilhão de pessoas, para permanecer praticamente ilesa (menos de 150 casos) nessa pandemia? Seja qual for, esperemos que continue assim.
Jorge A. Nurkin (São Paulo, SP)

Para mitigar a crise causada pelo coronavirus, o governo poderia estudar a antecipação da parcela de 2020 do FGTS relativo ao saque aniversário aos beneficiários de menor renda e aos acima de 60 anos.
Milton Córdova Júnior (Vicente Pires, DF)

"Governo federal prevê força policial para cumprir ordens de isolamento e quarentena". A primeira medida dessa lei seria prender Bolsonaro, já que ele flagrantemente infringiu protocolos e merece ser punido como exemplo. Se não for preso, a lei já começa desacreditada.
Ivan Cunha (Recife, PE)

Esse Moro é malandro. Dá uma de valente só agora, depois que o patrão dele "causou".
Arthur Rodrigo Ferreira (Santo André, SP)

Pois é, o presidente então vai ser preso? Grande golpe do Moro, hein?
Beatriz Martins (Rio de Janeiro, RJ)

"Cervejaria produzirá álcool em gel para doar a hospitais públicos" (Mônica Bergamo, 17/3). Iniciativa merecedora de aplausos!
Rosivaldo Oliveira (Natal, RN)

Clap! Clap! Clap!
Glberto Schoncerh (São Paulo, SP)

Temos milhares de quilômetros de fronteira seca, além da floresta amazônica. É impossível o Brasil fechar tudo. O melhor é reforçar o controle nos portos, aeroportos e postos de aduana ("Ao contrário de ações pelo mundo, Brasil mantém fronteiras abertas", 17/3).
Ramon Sartori (Chapecó, SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.