Leitores comentam omissão da Prevent Senior apontada em dossiê

Terceira via também é assunto comentado por leitores da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prevent Senior
A relação de um vírus com uma outra espécie, como a humana, é algo tão específico. Até por isso alguns chamam de salto evolucionário o fato de o Sars-CoV-2 pular de um possível morcego para o homem (“Prevent Senior omitiu 7 mortes em estudo sobre hidroxicloroquina, diz dossiê”, Saúde, 18/9). Seria uma sorte muito grande termos uma molécula pronta contra o vírus, imagina três moléculas (cloroquina, ivermectina e nitazoxanida).
Rodrigo Mello (Brasília, DF)

Foto tirada em frente ao hospital Sancta Maggiori, da Prevent Senior, na rua Maestro Cardin, no Paraíso, em São Paulo, exibe a fachada do prédio e a entrada e a saída para veículos, com a edificação ao fundo
Fachada do hospital Sancta Maggiori da Prevent Senior na rua Maestro Cardin, no Paraíso, em São Paulo - Rubens Cavallari - 20.mar.20/Folhapress

No início desta pandemia, era tudo tão confuso, que fica muito difícil essa questão do uso da hidroxicloroquina. Penso que a Prevent Senior não agiu de má-fé, mas que foi vítima de quem pregava o uso desses remédios.
Mario Takahiro Nishida (São Paulo, SP)


Quem manda?
“‘Bolsonaro não mandou nada’, diz Queiroga sobre suspensão de vacinas em adolescentes” (Mônica Bergamo, 17/9). Tirou um de farda para colocar outro de jaleco. No final das contas, ambos usam fraldas e se borram quando o capitão expele perdigotos!
José Luiz Bariani (Jaboticabal, SP)


Morte no deserto
Sentimentos a toda família (“Brasileira morre na fronteira entre EUA e México após ser abandonada no deserto”, Mundo, 18/9). Esse é o Brasil do Bolsonaro. Pessoas se arriscam, pois não veem futuro nesta terra.
Juliana Teixeira (São Paulo, SP)


Gás a R$ 100
O inimigo do presidente é a Petrobras, essa ajudará na sua queda (“Botijão sobe 5% em um mês e fica mais perto dos R$ 100”, Mercado, 18/9).
Eliane Placido de Almeida (Santos, SP)


ASSUNTO - Você, leitor, vê chances para uma terceira via nas eleições de 2022?

Temos perdido precioso tempo nessa discussão que considero, no mínimo, ingênua. Opções de candidatos deveriam seguir plano de governo, e não via. O que aí está colocado, com o Bolsonaro, não pode ser desejado por ninguém e não tem relação com plano de governo. Necessitamos encontrar caminhos, em especial o que nos leva a democracia.
Celia Matos (Florianópolis, SC)

Não precisamos de uma terceira via. Para contribuir para o debate tem que ser lembrado que Bolsonaro é um extremista perigoso, Lula tem um histórico democrata e de crescimento econômico.
Emerson Tavares (Barbacena, MG)

Dificilmente um candidato da chamada “terceira via” se viabilizará até 2022. Depois do desastre econômico e social iniciado com o governo Temer em diante, o eleitor médio está com saudades dos anos dourados vividos nos governos do PT.
Anderson Franco (São Paulo, SP)

Poderá haver uma chance só com o impeachment de Bolsonaro.
Maria Bernardete Ramos Flores (Florianópolis, SC)

Sim. A necessidade de uma terceira via ficará evidente à medida que os eleitores perceberem que as soluções para os problemas do Brasil real —aquele longe dos palanques e das redes sociais— não são sequer tocados pelas retóricas vazias de Lula e Bolsonaro.
Marcelo Lourenço Filho (Leme, SP)

Sim, os políticos que se colocam como terceira via deveriam se unir.
Elenice Maria de S. Ferreira (Parnaíba, PI)

Sim. A manifestação do último dia 12 não é o único parâmetro. Quando o processo eleitoral começar, a maioria manifestará sua rejeição tanto a Lula quanto a Bolsonaro.
Renan Basile (São Paulo, SP)

Difícil. O mais provável é a vitória do Lula e a partir de então, organizar uma alternativa republicana, democrática e que faça por merecer ser votada. Imprescindível que essa nova força não use o PT por paradigma.
Wellington Santana da Silva (Anápolis, GO)

Sim! Sairemos dos extremistas para uma política democrática social. Os silenciosos darão a resposta nas urnas. Veja a Argentina!
Maria Eloisa Miguez (São Bernardo do Campo, SP)

Sim. É a primeira via eleitoral das pessoas que não se sentem representadas pelo atual e o ex-presidente. Quem mais tem chance de tirar o Bolsonaro do 2º turno é Ciro Gomes.
Neyton Souza dos Santos (Santarém, PA)

Não. Todos candidatos da terceira via não têm oratória universal. Têm que falar por analogias, metáforas, comparações para atingir o povão. Ciro, Doria, Mandetta falam para determinado nicho. Qual o caminho? Aprender com o Lula.
Gildasio Aquino da Silva (Fortaleza, CE)

Sim. Se as instituições estiverem funcionando, Bolsonaro não irá concorrer em 2022.
Claudia C. Fonseca (Trombudo Central, SC)

Um terceiro nome é necessário. Gostaria de ver o Moro na parada!
Sonia Maria Alves Eiras (São Paulo, SP)

Sim. Como eleitor de esquerda, vejo o PT distante de reformas estruturais. Já o Bolsonaro é a degradação total da imagem da Presidência.
Marcílio Ferreira dos Santos (Recife, PE)

Na eleição de 2018, houve a mesma disputa. A terceira via sempre foi o Ciro. Por que ele não decola? Discurso da terceira via é forjado, pois poucos dizem “nem B. nem L.”.
Roberto de Oliveira M. Filho (Salvador, BA)

Não existe terceira via, e sim uma direita mais polida do que a atual.
Veronica L. Merino (São Paulo, SP)

Sim, e é necessário. Votos em branco, nulos e abstenções fizeram diferença na eleição passada. Alguém precisa saber conquistar esses e convencer os adeptos do maniqueísmo político a mudarem de lado.
Giselle Hannah A. de Almeida (Silves, AM)

Não! Eu não esqueço que a terceira via em 2018 foi Bolsonaro.
Anísio Franco Câmara (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.