Descrição de chapéu games tecnologia

Você jogou videogame nos anos 1980 e 1990? Quais as suas lembranças?

Morte de Masayuki Uemura, criador do sistema que deu origem ao Nintendo, gerou onda de nostalgia nas redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os jogos são parte da história dos seres humanos. Do futebol ao xadrez, sempre buscamos formas de nos entreter e nos divertir. As novas tecnologias acrescentaram uma camada a esse processo que ganhou força pelas mãos de produtores de videogames.

No último dia 6 de dezembro, o mundo perdeu um dos pais do mundo dos games digitais, Masayuki Uemura, um engenheiro, produtor de videogames, professor e pesquisador da Ritsumeikan University, em Kyoto, no Japão.

Uemura foi um visionário. Graças a ele pudemos conhecer Mario, Zelda e tantos outros personagens, mundos e histórias incríveis.

Foto colorida mostra um homem idoso, de cabelo brancos e pele clara, sorrindo. Ele veste um blazer preto aberto sobre uma cardigan azul escuro que, por sua vez, está sobre a camisa branca de linhas azuis
Masayuki Uemura, um engenheiro japonês, produtor de videogame e professor. Ele era conhecido por seu trabalho como funcionário da Nintendo de 1971 a 2004 - Nitendo Life

O que ele fez foi criar o sistema que permitiu aos profissionais da Nintendo desenvolverem esses universos que marcaram a vida de muitos gamers nos anos 1980 e 1990. O sistema permitia que os jogadores utilizassem suas próprias televisões e tivessem jogos em fitas e posteriormente disquetes. Uma revolução digital.

O criador do Super Nintendo também teve participação em um dos grandes games da história, Mario Bros, lançado em 1986. Uemura possibilitou a criação de mundos que antes só eram visitados em sonhos. Alguns deles, assim como seus personagens, nos acompanham até hoje.

Sem dúvida, o engenheiro foi responsável por inúmeras boas lembranças de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.

Por essa razão, a Folha gostaria de saber se você, leitor e leitora que jogou videogame nos anos 1980 e 1990, quais são as suas lembranças dessa época?

Envie o seu relato para a Folha por meio deste formulário. Algumas das histórias serão publicadas em um novo texto aqui no Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.