Leitor ironiza atitude de Djokovic

Leitores lamentam e celebram saída de Catarina Rochamonte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Djokovic
O jacaré da Lacoste fugiu e foi tomar vacina para não virar Novak Djokovic.
Paulo Sérgio Arisi (Porto Alegre,RS)

Charge de Iotti sobre o tenista antivacina Novak Djokovic - Iotti



"Djokovic se diz desapontado após deportação da Austrália" (Esporte, 16/1). Vacina não é proteção só para um indivíduo! É para toda a coletividade! Como negacionistas não enxergam isso?
Edson Shitara (Sorocaba, SP)


2022
Cautela, PT! Lula não precisa dos votos de Geraldo Alckmin. Não façam isso! Ele é PSDB raiz. Assim que houver uma oportunidade, Alckmin trará o PSDB para o poder, partido esse que finge ser de centro-esquerda, porém é de direita. Política é como jogo de xadrez. Tal movimentação das peças do jogo cheira a golpe.
Osvaldo Alves Aranha (São Paulo, SP)

Os argumentos do deputado Rui Falcão acerca de Alckmin ser vice de Lula são tão falaciosos e equivocados que agora espero que realmente essa aliança se concretize ("Lula não precisa de muleta, e Alckmin é contradição a tudo o que PT fez, diz Rui Falcão", Poder, 16/1). Porque sabemos que quando um petista é contra alguma coisa, a coisa é boa dentro do próprio partido.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Não será necessário beijar a mão dos barões da Faria Lima nem fazer uma carta ao povo brasileiro, como fez no passado, para que Lula seja aprovado por essa elite do agronegócio, da mineração e do mercado financeiro. Lula já governou por dois mandatos. Mudança de governo não é apenas troca de nomes, como foi com Temer e Bolsonaro. É mudança de plano econômico. É transformação para não seguirmos nessa calamidade moral, social e neoliberal.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte, MG)


Racismo
Parabéns a Zara Tripodi pelo excelente texto "Promoção pessoal e audiência" (Opinião, 17/1). Nele, a autora desconstrói a narrativa fundamentada em uma realidade distópica produzida pelo autor em questão (cujo nome não vale citar) e traz luz e clareza, além de dados, para um debate com base na realidade.
Thiago da Silva Luz (São Paulo, SP)

Excelente texto o da professora Zara Figueiredo Tripodi. A pergunta básica que podemos fazer para quem defende essas teses racistas e absurdas é: brancos foram escravizados?
Geovane Barone (Rio de Janeiro, RJ)

Antonio Risério ("Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo", Ilustrada Ilustríssima, 16/1) focou em exemplos que revelam o ódio de alguns negros contra os brancos. Cabe debater se isso é racismo. Pelo visto, a professora Zara Tripodi não entendeu ou não quer entender a coluna de Risério.
Raphael Lopes Rios (Belo Horizonte, MG)

O artigo de Ana Cristina Rosa ("Banzo, depressão e morte", Opinião, 17/1) aborda os efeitos do racismo na autoestima de jovens, inclusive depressão, suicídio e demência. Caberia acrescentar que o impacto é agravado devido à insuficiência alimentar. Carências nutricionais, segundo estudos da medicina, favorecem distúrbios mentais, que nem sempre são identificados como decorrentes disso, , levando a estigmatizações e a diagnósticos errôneos, evitáveis se as condições de vida desses jovens fossem adequadas.
Patrícia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Bonner e a vacina
Minha avó dizia que, numa situação esdrúxula, o carro se punha à frente dos bois. Quem pediu a prisão de Bonner é que deveria estar vendo o sol quadrado ("Justiça rejeita pedido de prisão contra Bonner por incentivo à vacinação", Mônica Bergamo, 16/1).
Sílvia Regina Silva Mota (Maceió, AL)

A sentença só estaria completa se a juíza pedisse a internação imediata em manicômio do louco que deu origem à questão.

Roberto Rangel

Juiz de Fora, MG

Catarina Rochamonte
Sentirei saudades da colunista Catarina Rochamonte ("Valeu, Folha", Opinião, 17/1). Acredito que ela saberá enfrentar como deputada federal e filósofa realista as patrulhas racionalistas da vida pública. Para mim, o filósofo Jacques Maritain, verdadeiro pai intelectual da Declaração Universal dos Direitos do Homem, é o paradigma por excelência de sua filosofia realista. Parabéns à Folha por garantir o pluralismo das ideias consagrado pelo artigo 1º, inciso V, da Constituição brasileira.
Renato Rua de Almeida (São Paulo, SP)

Catarina Rochamonte já vai tarde. Seu discurso falso-moralista envenena as democracias mais avançadas do planeta.
Marcos Antônio da Silva (Londrina, PR)

Uma pena a saída da articulista Catarina Rochamonte. Eu aguardava ansiosamente a sua coluna semanal! Boa sorte! Mas fico esperando o seu retorno.
Albino Bonomi (Ribeirão Preto, SP)

A colunista Catarina Rochamonte vai se candidatar a deputada federal pelo Podemos, do ex-ministro Sergio Moro"¦ para a surpresa de um total de zero pessoas que vêm acompanhando, há meses, a sua propaganda explícita na página mais nobre da Folha de S.Paulo.
Fábio Sgambato (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.