Para ficar no cargo, Damares inventa 'novidadeirismo irresponsável, diz leitor

'A PM treina seus membros não para pensar, mas só para agir', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vacinas
"Damares ataca passaporte e abre disque-denúncia a antivacinas" (Saúde, 28/1). Para se manter no cargo, o puxa-saquismo inventa o "novidadeirismo" irresponsável. E os homicídios culposos coletivos continuam...
Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)


O Brasil continua um país curioso, previsível e triste. Há 118 anos, tivemos contra o governo uma revolta, a chamada Revolta da Vacina. Sim, o populacho se revoltou contra a vacinação obrigatória contra a varíola. Hoje quem se insurge contra a vacina é o governo. Será que já estão receitando chá de folha de goiabeira contra a Covid-19?
José Eduardo de Oliveira (Patos de Minas, MG)


2022
A reportagem "MBL se filia ao Podemos para dar palanque a Moro em SP" (Poder, 26/1) omite um outro motivo, talvez mais relevante. A filiação de membros do MBL ao Podemos surge como alternativa ao esquerdismo de Lula e ao conservadorismo de Bolsonaro. O pessoal do MBL percebeu que sem um partido legalizado e sem um chefe competente não conseguiria apresentar um plano político consistente. Daí a escolha do Podemos e do presidenciável Sergio Moro. Que tenham muito sucesso, para o bem do nosso Brasil!
Salvatore D' Onofrio (São José do Rio Preto, SP)


1922
A proposta de Ruy Castro ("A semana, um menos um"), desta Folha, 28/01, de vermos a Semana de Arte Moderna de 1922 sob outras perspectivas é bem-vinda, embora seja inegável a atualização e modernização das artes e da literatura no Brasil, trazidas por ela, até como reflexo das vanguardas europeias naquele contexto histórico.
Erivan Santana (Teixeira de Freitas, BA)


Professores
Louvável e rara a preocupação de Bolsonaro em querer dar reajuste de 33% aos professores ("Aumento a professores é parte da disputa entre Bolsonaro e Lula, diz representante dos municípios", Painel, 27/1). Danem-se os governadores e prefeitos. Guedes que se lixe. Que botem na rua os cargos de confiança, cortem os privilégios do Judiciário e do Legislativo e, principalmente, parem de roubar. Que as emendas do relator, origem dos desvios, sejam destinadas aos professores. Na Alemanha, os professores ganham mais do que os juízes. Vamos imitar.
Iria de Sá Dodde (Rio de Janeiro, RJ)


Impostos
Segundo o Sindifisco, desde 1996, os congelamentos da Tabela do IRPF acumulam cobrança a maior de 135% sobre os contribuintes assalariados, especialmente os mais pobres. Em pouco tempo até as aposentadorias —notadamente para quem ganha salário mínimo— que, constitucionalmente, devem ter o poder de compra preservado, serão alcançados pela desonestidade fiscal. Está para nascer o presidente que resolva seriamente acabar com mais este "assalto" sobre os trabalhadores que, financiam dentre outros, o promíscuo Fundo Eleitoral.
Jason César de Souza Godinho (Santos, SP)

Impostômetro no centro da cidade de São Paulo, no fim de dezembro.2021 - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Racismo
"PM aponta arma para cantor negro em SP e pergunta aos gritos se carro que dirige é dele" (Mônica Bergamo, 28/1). Mais uma abordagem polêmica de um jovem músico afrodescendente, sem motivação, sem justificativa, a não ser a cor da pele do abordado. Infelizmente não é um caso isolado. A Corregedoria e a Polícia Militar precisam padronizar normas de conduta que impeçam o constrangimento de pessoas apenas pelo tom da pele. Enquanto isso não for feito, fica mais difícil a construção de uma sociedade mais justa.
Airton Reis Júnior (Guarulhos, SP)

Acontece que essa instituição treina seus membros não para pensar, mas para agir e no escopo dessa ação está cristalizado que pessoas com peles escuras não deveriam estar de carro.
Irzair Correa (Cuiabá, MT)

E Sergio Moro ainda tem a cara de pau de defender excludente de ilicitude.

Soraya Terezinha Colmenarez

Caxias do Sul, RS


A pergunta que o policial militar queria fazer era: o que você está fazendo aqui em vez de estar cortando cana ou colhendo café, fumo ou algodão?
Maderfranio Gurgel Praxedes (São Paulo, SP)


Excesso de trabalho?
Quer ficar numa boa ("Magistrados de SP querem novo bônus no salário por alegado excesso de trabalho", Poder, 27/1)? Faça um curso de direito, estude bastante, preste um concurso (e passe) para o TJ ou MP em qualquer estado da federação. Você vai descobrir que existe um universo paralelo em Pindorama. PS: esse ano tem para o TJ-MG...
Eladio Gomes (Itabira, MG)

Vergonha! Enquanto isso, os cargos mais baixos do próprio TJ não recebem nada de aumento. Esses não pararam de trabalhar nenhum dia da pandemia e não foram reconhecidos. Usaram seus computadores, internet de suas casas sem receber nenhum auxílio extra e ainda tiveram o auxílio transporte descontado. E, Tribunal de Justiça, você já não está tão justo assim.
Adriana Aparecida Balduino Bomfim (São Paulo, SP)

Eles são a linha de frente do combate a Covid-19; estão morrendo nos hospitais; estão sendo afastados doentes. Afinal, são da área da saúde, sempre muito valorizada no nosso país! Vão para Marte!
Thiago Fidelis Alves (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.