'Como disse José Simão, de eleitor passei a rejeitor', diz leitor

Por que a Caixa não tomou providências sobre denúncias de assédio?, pergunta leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rejeições 2022
Perante o acúmulo de escândalos derivados do atual governo, tão bem comentados por vários colunistas e leitores neste jornal, e os incontestáveis escândalos do governo petista num passado recente, somos obrigados a optar pela tragédia menor? De eleitor me transformei em rejeitor —como muito bem colocou o ilustre José Simão há algum tempo? Será que Deus abdicou de sua brasilidade?
Marcos Fortunato de Barros (Americana SP)

escultura de dedo podre apertando tecla verde de urna eletrônica
Parte da instalação 'Com o Coração Saindo pela Boca', do artista Jonathas de Andrade, na qual um dedo podre aperta tecla verde de urna eletrônica - Ding Musa/Fundação Bienal de São Paulo


Lula deverá levar para casa uma Presidência sem precisar de segundo turno. Tais números estão provocando orgasmos em nossa imprensa esquerdista. Creio que essa gente entrou em hibernação durante um governo de quase 14 anos no qual se montou o maior sistema de corrupção da história do país.
Laércio Zanini (Garça, SP)


Esquerda
"'Se a esquerda voltar, nunca mais deixará o poder no Brasil', diz Bolsonaro a TV dos EUA (Política, 30/6). Jesus! Cadê a imprensa? Demorou para a Foice atacar o jornalista americano! É de um ativismo parcial sem tamanho!
Adriana Mara de Moura e Souza (Barroso, MG)

Em relação à afirmação de Bolsonaro de que, "se a esquerda voltar, nunca mais deixará o pais", gostaria de ressaltar que quem decide sobre quem vai ficar ou sair da gestão do país é o povo, nas eleições, dependendo do desempenho do governo. Não é a "direita" ou a "esquerda" que decide. Aqui há democracia.
Edgard Bataglia (São Paulo, SP)

Se a gente tivesse virado um país comunista lá atrás, antes do golpe dos parasitas fardados, seríamos uma potência mundial hoje, tanto na esfera econômica como na militar. Não teríamos nos transformado nisto que somos hoje.
André Pedrosa (São Paulo, SP)


Vencedora
"Líder sob Bolsonaro vence licitações com preços perto do dobro de concorrentes" (Política, 30/6). Neste desgoverno, cada enxadada revela diariamente um escândalo pior que o outro. Vergonha histórica.
José Roberto Ferreira (Brasília, DF)

O país em frangalhos e o genocida patrocinando asfaltamentos superfaturados. Isso é mais antigo do que a velha política que os que votaram nesse miliciano corrupto diziam querer eliminar. Não sei se rio ou se choro
José Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)

Em Imperatriz, a avenida Manoel Ribeiro, conhecida como anel viário da cidade, que recebeu obras de pavimentação há cerca de seis meses, mas continua sofrendo com a grande quantidade de buracos na via - Adriano Vizoni-6.abr.2022/Folhapress


O TCU só tem pressa para investigar e punir o Deltan, porque tem medo da sua voz no Congresso. Mas investigar superfaturamento das empreiteiras com fortes indícios de corrupção, ah, isso é o de menos, né? E e vida que segue... Com a cumplicidade dos bolsonaristas, antes tão contra os corruptos com os quais hoje andam de mãos dadas.
Sueli Iossi (Ribeirão Preto, SP)

Ainda vão impor cem anos de sigilo sobre essas licitações. Cadê o Ministério Público? Ainda existe?
Maria de Felipe Martinez (Brasília, DF)


Corrupção
Mais um tiro certeiro de Conrado Hübner Mendes ("Corrupção bolsonarista, capítulo 4", Política, 29/6). O bolsonarismo entrou no governo com uma aversão às ONGs, alegando que roubavam a nossa soberania e prestavam um desserviço ao país. Como contraponto, criou a "cooperação" dos pastores evangélicos, dos milicianos e que tais e entregou as chaves dos cofres aos políticos do baixo clero, que atendem pela denominação de centrão. Podemos ter certeza de que estamos no fundo do poço quando vemos gente do calibre de Arthur Lira e Ciro Nogueira comandando o Orçamento da União.
Luiz Herculano da Silva (Marília, SP)

Ainda bem que Conrado Hübner Mendes tem a profissão de professor universitário, não a de jornalista investigativo. Por quatro semanas consecutivas, o colunista se propôs a apresentar fatos que comprovem o que ele chama de "corrupção bolsonarista". Não consegue comprovar nada, gastando muita tinta e papel em devaneios e episódios requentados que não chegaram a nenhum lugar. Parece ser discípulo do líder comunista/marxista Gramsci, que dizia: "Não tome quartéis, tome escolas e universidades; não ataque blindados, ataque ideias".
Osvaldo César Tavares (São Paulo, SP)

Comentário sobre a coluna de Conrado Hübner Mendes desta quinta-feira (30/6): triste relato da realidade brasileira. Até quando aceitaremos tantos desmandos?

Leonídia S. Meccheri

São Paulo, SP

Timing
"Timing das acusações contra presidente da Caixa é estranho, diz deputada Carla Zambelli" (Política, 30/6). Sim, de fato é estranho, mas não pelos motivos imaginados por ela. Eu pergunto: qual é a razão de a Caixa não ter tomado providências sobre acusações informadas há meses aos órgãos internos competentes? Isso sugere que alguém prevaricou para proteger o elemento sem caráter que ocupava a presidência da instituição.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)


Liberdade de imprensa
Se a "liberdade imprensa" é um dos "pilares da democracia", por que o ministro Alexandre de Moraes censurou todas as publicações do Partido da Causa Operária ("Moraes, do STF, dá 24 horas para redes sociais bloquearem perfis do PCO", Política, 20/6)?
José Ronaldo Curi (São Paulo, SP)


Dividendos
Um artigo defendendo a isenção de impostos sobre dividendos (A3, 31/5), que já havia recebido a devida réplica (9/6), ganhou nesta quinta (30/6) mais um merecido escracho. Reconheça-se que o fim da isenção, uma das aberrações instituídas por um governo liberal (FHC), esteja sendo proposta por um governo também de orientação liberal. Mas a alíquota proposta, como reconhece o próprio ministro da Economia, é muito modesta. O Brasil é um dos quatro países da OCDE que não taxam dividendos e, mesmo que vingue a atual proposta (20%), permaneceria entre os cinco com menores taxas.
José Zimmermann Filho (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.