Descrição de chapéu cartas pela democracia

Para leitor, Lula não deve se envolver em questões de religião

Professor de biologia marinha comenta coluna de Giovana Madalosso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Demônios
"Lula afaga evangélicos em 1º ato de campanha e fala em Bolsonaro possuído pelo demônio" (Política, 16/8). Espero que Lula não entre nessa de se envolver com o credo dos outros. Ele está concorrendo ao cargo de presidente, não ao de papa, bispo, pastor ou padre.
Geraldo Magela (Belo Horizonte, MG)

Charge do cartunista Nico sobre Lula ter dito que Bolsonaro está possuído pelo demônio - Nico

O bom e o mau
Com a propaganda política começando, temos um fato inusitado. O maior cabo eleitoral dos dois protagonistas é o seu adversário. Troca-se o mote "olha como eu sou bom" pelo "olha como ele é ruim". E resta-nos a árdua tarefa de escolher entre o ruim e o pior.
Marcos Fortunato de Barros (Americana, SP)


A cornucópia
A cornucópia de "bondades" de Bolsonaro derramada aos políticos, aos caminhoneiros e à população mais desvalida parece nada ter melhorada a sua situação em termos de preferência eleitoral, segundo revelam as últimas pesquisas, nas quais perde em todas as situações. Só ganha no índice de rejeição, o mais elevado entre todos os candidatos.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

Charge Claudio Mor publicada na Folha no dia 05 de novembro de 2021. Em um restaurante um garçom, com uma a mão direita para trás e a esquerda levantada, ele usa uma camisa social branca com uma gravata borboleta vai até a mesa de um cliente e diz débito ou crédito, um homem que está sentado, que usa um terno azul com um sorriso no rosto responde calote, na sua mão direita ele segura um cartão amarelo escrito com a cor verde auxílio centrão, abaixo a bandeira do Brasil. Sobre a mesa uma taça de vinho e um  frango.
Charge de Claudio Mor publicada na Folha no dia 05 de novembro de 2021 - Claudio Mor/Folhapress

Segurança
A Folha precisa tomar cuidado com as cartas que publica para evitar contribuir com a difusão de fake news. A leitora Graça Almeida escreveu que o motivo do cancelamento do lançamento da campanha de Lula numa fábrica não é falta de segurança, mas a decisão de estar presente na posse de Alexandre de Moraes. Lula iria à MWM às 7h. A posse do ministro estava marcada para as 19h em Brasília. Daria para participar das duas, não fosse o clima de insegurança que os bolsonaristas estão impondo ao país.
Simon Widman (São Paulo, SP)


Religião
O "pastor" Feliciano reafirmou que o PT vai fechar igrejas. Com a graça de Deus, meu avô, GD (1903-1997), pastor luterano, não precisa ver esses elementos serem chamados de "pastor". Provavelmente ele iria tentar ensinar a eles o verdadeiro Evangelho de Nosso Senhor, Jesus Cristo. Ensinaria em português --idioma que escolheu para pregar--, em alemão --seu idioma pátrio-- e em inglês, idioma que estudou no Seminário de Teologia.
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)


Desconfiança
O forasteiro candidato ao governo de São Paulo, senhor Tarcisio de Freitas, numa das suas entrevistas, disse que as câmeras nos uniformes dos policiais é um voto de desconfiança. Não, senhor candidato, elas são um fator de segurança também para os policiais, pois eles terão como provar suas abordagens e as de seus colegas, caso seja necessário. São Paulo deu o exemplo e tem diminuído muito as ocorrências.
Tania Tavares (São Paulo, SP)


Carta pela democracia
O senhor Paulo Roberto A. Lima (Painel do Leitor, 15/8) certamente desconhece que a carta pela democracia foi redigida por um grupo de juristas e assinada por personalidades jurídicas, políticas e artísticas, além de economistas, médicos, empresários e pessoas das mais diversas profissões e de diferentes orientações políticas. Desconhece também que o Estado democrático de Direito é aquele em que podemos expressar livremente o nosso pensamento e divergir de nosso interlocutor sem ameaçá-lo nem desqualificá-lo. Eu também assinei a carta, convicto de que a nossa democracia vem sendo crescentemente ameaçada pelo bolsonarismo.
Sérgio Guedes da Fonseca Neto (Araraquara, SP)


Sem impedimento
Como é possível isto? "Três dos quatro ministros do TCU que votaram contra Deltan foram alvos de inquéritos" (Política, 12/8). Eles não deveriam ser considerados impedidos devido aos diversos inquéritos?
Cláudio Nunes Patrocínio (São Paulo, SP)


Llosa
Aconselho Sebastião Galinari (Painel do Leitor, 16/8) a ler a biografia do escritor, político, jornalista, ensaísta, professor universitário e Prêmio Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa. Aparentemente, o missivista também pouco conhece o escritor. Sugiro que leia "La Ciudad y los Perros", que teve múltiplas edições em dezenas de idiomas e foi incluído na lista dos cem melhores romances do século 20.
Maurílio Polizello Júnior (Ribeirão Preto, SP)


Clima
A partir de um caso familiar, Giovana Madalosso chama a atenção para as mudanças climáticas e a necessidade de conhecermos melhor a natureza ("O recado da caravela", Opinião, 16/8). É fato que a ignorância negacionista sobre as mudanças no clima e o desconhecimento sobre nosso ambiente cobram e cobrarão cada vez mais um preço alto da própria humanidade. Isso só mudará com educação, algo que o governo não tem como prioridade. Gostaria de acrescentar que ainda é incerto se há um aumento das populações de caravelas-do-mar, embora haja, sim, aglomerações frequentes destas. E gostaria de fazer um pedido a todos: não pisem nos recifes, porque isso destrói o ambiente.
Antonio Marques, professor titular de biodiversidade marinha do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.