Leitores da Folha comentam resultados do primeiro turno

Ataque de Bolsonaro a Simone Tebet e Soraya Thronicke é alvo de críticas por parte dos leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo turno
"Lula e Bolsonaro vão disputar 2º turno" (Política, 3/10). Conclusão: os reacionários devem ter lido uma cartilha nos grupos bolsonaristas de WhatsApp de não ler ou ver jornais, apenas assistir ao tal programa "Brasil Visto de Cima"! Não viram o número de mortos por Covid, as queimadas nas florestas, a destruição dos órgãos de saúde, pesquisa, ciência e cultura... Tristíssimo país!
Antonio C. de A. Campos (São Paulo, SP)

Na montagem, os candidatos a presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL)
Na montagem, os candidatos a presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) - Pedro Ladeira - 12.jun.22/Folhapress e Gabriela Biló - 25.ago.22/Folhapress

A constatação mais clara da eleição é que o eleitorado brasileiro não é conservador, é reacionário. E que há grande distorção de valores quando pessoas como Pazuello, Damares, Salles e outros são eleitos de forma tão substancial...
Luiz Daniel de Campos (São Paulo, SP)

Lula conseguiu 57,2 milhões de votos, 1.059 dias após ser liberado da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde ficou por 580 dias. Bolsonaro foi eleito em 2018 com 57,7 milhões de votos e agora obteve 51 milhões. A polarização continuará, bem como a negligência fiscal e o descontrole das contas públicas.
José Carlos S. da Costa (Belo Horizonte, MG)


Legislativo
A eleição mostra o triste retrato deste país: atraso ("PL de Bolsonaro elege ao menos 99 deputados, maior bancada em 24 anos; PT também cresce", Política, 3/10). O antipetismo chegou ao ponto que, se Lula não fizer mea culpa sobre a corrupção do PT, tem grande chance de perder o segundo turno. O pessoal moderado que votava no PSDB tende a bandear para Bolsonaro, veja MG.
Eugênio Duarte (Belo Horizonte, MG)

A falta de oxigênio em Manaus levou a diversas mortes por asfixia e foi notícia mundial no ano passado. No domingo (2), Pazuello foi o segundo mais votado para a Câmara no Rio, e Bolsonaro (que imitou pessoas com falta de ar) teve votação expressiva no Amazonas.
Paulo Bittar (São Paulo, SP)

Os pseudos "ciristas" que votaram no Bolsonaro é que deram sobrevida. Mas as casas legislativas viraram casas das trevas. Em MG, elegeram senador que só não fiscalizou a Prefeitura de Divinópolis, deputado federal que tomou vacina para fazer campanha antivacina na Inglaterra e o homofóbico Maurício do vôlei. Em SP, astronauta, Salles...
Luiz Carlos Ferreira (Pará de Minas, MG)


Suplicy e Dandara
Quando vemos Suplicy, Erundina e Boulos, a esperança num Brasil melhor se renova ("Aos 81 anos, Suplicy é o mais votado para deputado estadual em SP", Política, 3/10). Em Uberlândia, elegemos Dandara, na cidade conservadora, com alta concentração de renda e voltada ao agropop. Na terra de coronéis, Dandara, mulher, jovem e negra, foi um avanço fenomenal. A bolha local foi furada.
Severo Pacelli (Uberlândia, MG)


Candidatas trans eleitas
Parabéns as duas que tenham êxito e muita coragem, pois não vai ser fácil ("Deputadas trans são eleitas para o Congresso pela primeira vez na história", Política, 3/10).
Alexandre Miquelino Levanteze (Campinas, SP)


‘Estepe’ e ‘trambique’
"Bolsonaro chama Tebet de ‘estepe’ e Soraya de ‘trambique’" (Política, 3/10). A candidata que ele insultou chamando-a de estepe (ele insulta sempre as mulheres) é a mesma que o enquadrou no debate da Globo e mostrou coragem e capacidade intelectual de que ele é desprovido. O cabra afinou e, quando podia ter questionado Lula, chamou a Soraya. Difícil entender como mulheres votem nesse sujeito.
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Os candidatos Jair Bolsonaro e Simone Tebet, durante debate para presidente na Globo
Os candidatos Jair Bolsonaro e Simone Tebet, durante debate para presidente na Globo - Reprodução

Pelo que se viu das urnas ontem, tem muita gente legitimando esse discurso, inclusive muitas mulheres. Isso aqui virou caso perdido...
Eladio Gomes (Itabira, MG)


Pesquisa eleitoral
Sou sexagenário, resido há três anos em Portugal e acompanho a política brasileira. Minha indignação é com os institutos de pesquisa e suas "margens de erro". Há eleições em que as margens de erro de todos os institutos ficam aquém do resultado oficial das eleições. Quando é que irão revisar suas bases de dados?
Jorge Eduardo Gonçales (Figueira da Foz, Coimbra)

Ou há certa "esquizofrenia" no comportamento do eleitor ou há algo muito errado na forma com que pesquisas foram feitas nestas eleições.
João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


MBL
"MST elege 6 deputados para Câmara e Assembleias, e MBL tem 2 vitórias" (Política, 3/10). MBL é direita liberal? Aí é querer brincar com o leitor. Liberal não invade museu, não ataca artistas, não acusa opositores de pedofilia, não defende legalização do nazismo, não tenta armar para um padre ser acusado de pedofilia, não se associa a extremista, não é contra cota e educação pública. O MBL é movimento de extrema direita abraçado pela imprensa.
Caio Gomes (Belo Horizonte, MG)


Colunista
Que haja políticas educacionais para as pessoas aprenderem a lidar com as tecnologias e as novas descobertas ("Como proteger o cérebro da tecnologia?", Ronaldo Lemos, 3/10). Quem elegemos terá essa responsabilidade e nós temos essa missão de entender, acompanhar e agir sobre tudo isso.
Hartemys Belo (São Gonçalo do Amarante, RN)

Imagem f=gerada por computador mostra como seria um mapa do cérebro
Neurônio piramidal digitalizado na plataforma Neuroglancer. Cientistas lançam mapa interativo do cérebro humano que permite 'viagem' pelo órgão. Plataforma interativa criada por pesquisadores do Google e da Universidade Harvard mostra detalhes do sistema nervoso - Google/Lichtman Laboratory-8.jun.2021/Divulgação

Prêmio Nobel
Não questiono o Nobel. Questiono a evolução humana ("Nobel de Medicina 2022 vai para pesquisas sobre evolução humana", Saúde, 3/10).
Manoela Gomes dos Santos (Teresina, PI)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.