Leitores dizem que voto útil e pesquisas ajudaram Bolsonaro

Tentativa de Bolsonaro atrelar auxílio para mulheres a apoio nas urnas também é alvo de críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pesquisa e voto útil
Está na cara que aconteceu movimento de voto útil para evitar derrota no primeiro turno ("Bolsonaro recebeu voto útil na última hora, diz Datafolha", Política, 4/10). Eles parecem que são malucos, mas sabiam que as chances de o barco naufragar domingo eram reais. E vão fazer de tudo para desacreditar as pesquisas eleitorais.
Leonardo Trindade (São Paulo, SP)

Eleição se ganha com voto na urna, e não com pesquisa duvidosa!
Guilherme Soares Cutrim (Brasília, DF)

Qualquer pessoa que fez um semestre de estatística na faculdade entende minimamente a importância, utilidade e significado de uma pesquisa de intenção de voto. E sabe interpretar os dados que já constam na composição da pesquisa. Além da margem de erro, havia previsão de percentual de eleitores dispostos a mudar de voto. Os de Lula e Bolsonaro eram mínimos, mas os de outros candidatos eram bem maiores. Está tudo ali, não tem manipulação. As pesquisas ajudaram muito mais Bolsonaro do que Lula.
Alfredo Soares de Barros (Porto Alegre, RS)

Montagem com fotos dos candidatos Lula e Bolsonaro
Montagem com fotos dos candidatos Lula e Bolsonaro - Fotos Nelson Almeida e Evaristo Sa/AFP

As pessoas precisam entender que as pesquisas são meras projeções. Se acertassem toda vez, não seria necessária a realização da eleição. Sem a sondagem antecipada, o eleitor ficaria sem norte e, aí sim, nesse jogo de xadrez, seriam maiores as surpresas. Os partidos políticos também contratam pesquisas para uso interno para aferir o desempenho de seus candidatos.
Paulo Sérgio do Carmo (São Paulo, SP)


Compra de votos com auxílio
Não menospreze a inteligência de uma mulher ("Bolsonaro promete anunciar 13º do Auxílio Brasil para mulheres", Mercado, 4/10).
Maria Alice De Oliveira (Ourinhos, SP)

O maior drama da República é a inoperância dos grande tribunais. Pode o candidato-presidente usar descaradamente dos recursos financeiros do Estado para promover sua campanha? Há regras muito rígidas sobre esse tema, cabem aos tribunais superiores fazerem com que elas sejam respeitadas.
Petrus Agrippino de Alcantara Junior (Belém, PA)

Não se deixe enganar: o aumento do auxílio que Bolsonaro pretende dar para ganhar votos é com seu dinheiro, e você vai ter que pagar no próximo ano 2023.
Franciscus DHanens (São Paulo, SP)


Cotação ou especulação?
Para o mercado, não importa quem governa a nau, se tem um terço da população faminta, se é ex-presidiário, se flerta com a ditadura, o que importa para o mercado é o lucro pelo lucro ("Investidores comemoram 2º turno, e dólar tem maior queda desde 2018", Mercado, 4/10). Sempre bato na mesma tecla: capital especulativo não desenvolve nada nem ninguém, a não ser os investidores que só visam dinheiro.
Marenildes Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Então o Bolsonaro está aí há quatro anos e só agora o dólar baixa porque ele pode ser reeleito? É piada!
Wallace Marques (Barueri, SP)


Urnas
"Defesa deve dizer a Bolsonaro não ter identificado fraude na urna eletrônica" (Painel, 4/10). Bem disse General Santos Cruz, Bolsonaro vive de crises políticas diárias. Todo dia tem que ter um fato novo, para tirar o foco dos seus erros. As urnas eletrônicas estariam fraudadas caso Lula fosse eleito no primeiro turno, mas, como ele ganhou fôlego com essas mesmas urnas atacadas por ele diariamente, ficou caladinho. Nem mesmo os paus-mandados do Exército vão encontrar nada que desabone a lisura do processo eleitoral.
Lourival Santana (Aracaju, SE)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversa com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira em cerimônia no quartel do Exército
O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversa com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira em cerimônia no quartel do Exército - Lucio Tavora/Xinhua

O deputado mais votado
Tão jovem e já com ideias reacionárias na cabeça ("Quem é Nikolas Ferreira, ‘consagrado para Cristo’ que virou o deputado mais votado de 2022", Política, 4/10)!
Maria Viana (Recife, PE)

O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL) ao lado do presidente Jair Bolsonaro
O deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL) ao lado do presidente Jair Bolsonaro - @nikolas_dm no Twitter

Meu consolo é que ele está comprometendo seu país no presente e no futuro, e ele será a maior vítima das suas atitudes. Isso me conforta.
Alex Carvalho (Aparecida de Goiânia, GO)


Ciro Gomes
Espero que a proposta de ensino integral do Ciro seja considerada, analisada, melhorada, se for necessário, e colocada em prática ("PDT pede que PT endosse três propostas de Ciro e promete anunciar posição nesta terça", Política, 3/10). E espero que Ciro junte-se a Lula.
Anna Amélia (Uberlândia, MG)

Ciro Gomes, do PDT, durante a entrada para o primeiro debate entre presidenciáveis, em 28 de agosto
Ciro Gomes, do PDT, durante a entrada para o primeiro debate entre presidenciáveis, em 28 de agosto - Adriano Vizoni/Folhapress

Hipocrisias e hipócritas, políticos e políticas do faz de conta, todo mundo querendo seu quinhão do bolo. Ninguém tem respeito com o povo, que, aliás, não sei se merece respeito, é só olhar alguns eleitos: Tiriricas, Romários... Só Deus e Nossa Senhora Aparecida para olhar por nós!
Luiz Evangelista de França (Itaguaí, RJ)

Será que os petistas irão perceber nestas eleições, que, mesmo o maior mito da política nacional em quatro décadas, contando com a ajuda de outro juiz "cumpanheiro", não levou no 1º turno a eleição considerada uma barbada, porque metade dos eleitores preferiu votar no pior presidente da história do país só para não vê-lo retornar ao poder?
José Roberto dos S. Vieira (São Paulo, SP)


Kelmon
Cacareco de eleição, como toda eleição aparece um ("Padre Kelmon tem 0,77% em cidade de Alagoas, seu recorde na eleição", Painel, 3/10). Candidato surpresa para atrapalhar o pleito e marcar ponto para a próxima eleição.
Claudio Monteiro (São Paulo, SP)


Bolsonarismo purificado
Como pode ter pessoas que não enxergam o óbvio ("Eleição consolida bolsonarismo purificado e decantado, diz pesquisadora", Política, 4/10)? O PT vai nos levar à miséria por ser contra as regras de livre mercado. É só olhar a Venezuela, que tem as maiores reservas de petróleo e o povo passa fome.
Salete Conceição Possebon (Santa Maria, RS)

Até que enfim alguém diz que os votos no Bolsonaro, na maioria, são contra a esquerda incompetente e corrupta e seus valores e pautas. Quando verão que grande parte do povo não concorda com a esquerda?
Otilio R. da Silva Neto (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.