Descrição de chapéu ginástica artística

'Até o esbarrão resolveu igualar-se a Temer passando-lhe uma rasteira', diz leitor

Leitores da Folha discutem queda de retrato do ex-presidente no Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Queda de Temer
Muito simbólico, pois assim mesmo será lembrado Temer na história do Brasil: um golpista com a imagem quebrada ("Esbarrão derruba retrato de Temer no dia de reunião de transição no Planalto", Política, 3/11).
Gilvan Cavalcanti de Melo (Rio de Janeiro, RJ)

Sintomático. Até "o esbarrão" sabe quem foi Temer e resolveu igualar-se a ele passando-lhe uma rasteira.
Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

0
Quadro de Michel Temer na galeria de presidentes do Planalto cai no chão e quebra - Gabriela Biló - 3.nov.22/Folhapress

Passar a faixa
É muito compreensivo que Bolsonaro pense em ir para o exterior e não passar a faixa presidencial a Lula. Afinal, trata-se de um ser abjeto, ditatorial, que não aceita a derrota, pois soaria muito democrático e sujaria sua biografia ("Bolsonaro cogita sair do país para não passar faixa para Lula", Painel, 4/11).
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Bolsonaro tem tudo para fazer parte do rol dos mais significativos líderes da direita brasileira nos próximos quatro anos, podendo inclusive se firmar como o maior prócer do antipetismo e, assim, pavimentar a própria volta à chefia do Executivo no pleito de 2026. Se uma nova candidatura do ex-capitão não for possível por qualquer motivo, sua presença no debate público continuará sendo importante, pois ele é um ícone da resistência à esquerda e especificamente aos ataques dela à liberdade.
João Paulo Zizas (São Bernardo do Campo, SP)


Bloqueios
Achei enternecedor o tratamento que as forças policiais destinaram aos autores dos bloqueios nas rodovias, infernizando a vida de milhões de pessoas. Em abril de 1996 essas mesmas forças, ante o bloqueio de insignificante via no Pará metralharam civis desarmados, porém pedestres, pretos e pobres, assassinando a tiros 21 camponeses. Eis o Brasil, um arremedo de República ("PRF diz que todas as rodovias estão livres de bloqueios totais", Mercado, 3/11).
Clarilton Ribas (Florianópolis, SC)

Kassab
Qualquer um dos dois candidatos poderia ganhar e, com isso, Kassab ficou em cima do muro para presidente. Qualquer pessoa com o mínimo de informação política e com essas intenções agiria assim. Não tem mérito nenhum ("Kassab quer cargos, parceria federal e recondução de Pacheco para apoiar Lula", Política, 3/11).
Veranice Avila (Votuporanga, SP)


Henrique Meirelles
Dentre todas as pastas, a mais delicada e fundamental é a da Fazenda. Essa é a principal nomeação de Lula e nisso ele precisa ter, por sua vasta experiência, a convicção de que não pode ceder a experimentalismos, ao menos neste momento, em que herdará as contas públicas muito desarrumadas. Portanto, Lula precisa nomear Henrique Meirelles para o Ministério, mesmo que isso contrarie petistas mais puritanos ("Quem Lula vai indicar para Fazenda, Petrobras, Tesouro, BNDES? Veja cotados", Economia, 31/10).
Sandro Ferreira (Ponta Grossa, PR)


Homem em caminhão
Desse eu tive pena, se agarrou desesperada e arriscadamente ao único sentido que encontrou em sua torpe vida ("Cena de homem em caminhão é imortalizada em memes", Hashtag, 4/11).
Chiara Gonçalves (São João da Boa Vista, SP)

É tão trágico que virou cômico! Quando os historiadores contarem esta época serão necessárias boas gargalhadas.
Derlan Trombetta (Chapecó, SC)

Charge ironiza bolsonarista que se agarrou a caminhão em movimento durante protesto e substitui manifestante por Bolsonaro e motorista por Lula
Charge 'Sobre nova direção', de Lézio Jr., em referência a bolsonarista agarrado a caminhão em movimento - Lézio Jr.

Rebeca Andrade
"Rebeca Andrade conquista ouro inédito e é campeã mundial de ginástica" (Esporte, 3/11). A melhor ginasta do mundo tem nome e ela é brasileira! Rebeca Andrade é campeã mundial e motivo de orgulho para todos nós. O esporte transforma vidas! Como é bom voltar a ter orgulho do Brasil. Não tem como não se emocionar! Arrepiei de emoção! Parabéns, Rebeca Andrade, você foi espetacular!
José Ribamar Pinheiro Filho (Brasília, DF)

Pena que estávamos tão imersos na política que quase deixamos passar em branco uma conquista tão maravilhosa. Quem sabe possamos sonhar com uma mídia que não destaca só futebol em suas páginas esportivas!
Marilza Abrahão (Uberlândia, MG)

Muito emblemática a celebração de Rebeca Andrade envolta na bandeira do Brasil. Ela simboliza que podemos ter divergências, mas que o Brasil e seus símbolos pertencem a todos.
José Roberto Machado (São Paulo, SP)

Rebeca Andrade se apresenta rumo ao ouro em Liverpool - Andrew Boyers/Reuters

Colunistas
Fico pensando nos próximos quatro anos que terei que aguentar a voz do Lula. Como posso acreditar nas palavras de alguém que comprovadamente saqueou o país? Prefiro desligar a televisão ("Lula fez mais em três dias do que Bolsonaro em três anos e dez meses", Flávia Boggio, 2/11).
Reinaldo Sátiro (Manaus, AM)

Belíssimo texto! A história já mostra os tempos tensos e difíceis que vivemos, mas e/m breve sairemos deste sufoco. Lula não é nenhum salvador da pátria, mas nos livrou do inferno institucional e de um lunático. Vida e país que segue.
Maria José de Carvalho (Recife, PE)

É preciso aprender com a experiência. É óbvio que não dá para apoiar Bolsonaro, ao menos para mim. Agora, tecer elogios ao Lula e ao PT é o cúmulo da amnésia em termos políticos ("Bolsonaro pode sair vitorioso", Conrado Hübner Mendes, 2/11).
José Cretella Neto (São Paulo, SP)


Cultura
Lugar de artista é no palco. Para o Ministério da Cultura, é necessário alguém tecnicamente apto ("Chico César abre o jogo sobre chances de assumir ministério da Cultura de Lula", Ilustrada, 3/11).
Eulalia Moreno (São Paulo, SP)

O Ministério da Cultura foi esculhambado com Bolsonaro. Qualquer que seja o novo ministro será um grande alívio.
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.