Descrição de chapéu mudança climática

Leitor defende que Cássia Kis não é uma pessoa ruim e que precisa de ajuda

Assinantes também celebram retorno da coluna de Ruy Castro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cássia Kis
O que dizer da Cássia Kis? Uma atriz brilhante, de carreira incrível, a quem eu, pessoalmente, já comparei ao talento espantoso da Tilda Swinton. A pandemia deixou sequelas terríveis. Pessoas perderam a vida e outras se perderam dos seus caminhos. Cássia não é uma pessoa ruim. Talvez nem ela saiba, mas precisa de ajuda, urgentemente ("Como Cássia Kis, que apoia Bolsonaro, virou uma atriz incômoda na tela da Globo", Ilustrada, 2/11).
Paulino Fernandez (São Paulo, SP)

Rezar rosário contra o comunismo é fácil. Quero ver fazer voluntariado em asilos e creches.
Flavia Fonseca (São Paulo, SP)

Atriz Cássia Kis em cena da peça "Meu Quintal É Maior do que o Mundo", inspirada em obra do poeta Manoel de Barros, em 2019 - Gal Oppido/Divulgação

Ruy Castro
Estava esperando ansiosa a volta do Ruy! Em tempos loucos e no meio de tanta mentira, é bom demais quando temos uma granola de verdade no café da manhã ("Bom estar de volta", Ruy Castro, 2/11)!
Monica Salgado Ferreira (São Paulo, SP)

A palavra do cronista é sempre o alento da manhã, o reconforto diante de tanta iniquidade que se instalou no país e parecia não ter fim. Volta na hora certa, mostrando que nada escapou de ser perscrutado, com a inquietação de costume — sempre transformada em belo e invejável texto!
Renato Alessandro da Silva (Sumaré, SP)

Muitos leitores, como eu, veem com muita satisfação a volta de Ruy Castro à sua coluna, assim como o "reencontro do Brasil com a vida".
Jonas Nilson da Matta (São Paulo, SP)

Ruy Castro na festa da editora Cia das Letras no restaurante Bendita's, em Paraty (RJ) - Marcus Leoni - 27.jul.18/Folhapress

Alunos hostilizados
Triste ver a que ponto chegamos, com nossas crianças optando pelo ódio, a barbárie, se tornando pessoas insensíveis e radicais. Vai levar um tempo, mas as coisas voltarão ao normal ("Alunos hostilizam colegas por vitória de Lula em colégio particular de Curitiba", Cotidiano, 2/11).
Carlos Campos (São Paulo, SP)

O meu filho também foi ofendido e se sentiu acuado por alguns colegas da própria turma. Há uma neurose coletiva e muito perigosa no nosso país por causa desse patriotismo fascista.
Valderêz Henrique (João Pessoa, PB)

As escolas soltam essas notinhas que não dizem nada e nada fazem para educar esses alunos. Que pessoas estão formando?
Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)


‘Não pensem mal de mim’
"Bolsonaro pede desobstrução de rodovias e diz que não são manifestações legítimas" (Mercado, 2/11). Vestindo camiseta, simbolizando ser um dos manifestantes e não o presidente da República, disse que "é legítimo" e pediu para que "não pensem mal de mim". Quem organizou e financiou essas manifestações imediatas e orquestradas? Vendo o enorme estrago que seria, ainda no seu próprio governo, desviou seus seguidores para as portas dos quartéis. Até quando o infeliz inconformado vai anarquizar?
Cecilia Centurión (São Paulo, SP)

Não podemos deixar esses viúvos e viúvas de golpistas como Pinochet, Stroessner et caterva (et caserna) à solta realizando seu projeto de sufocar a democracia. Ou essas pessoas são devidamente barradas pelas forças da lei junto com seu líder máximo, este último sendo devidamente julgado por todos os seus crimes, ou estaremos condenando nossa vida política a ser assombrada e sugada por essa escória por décadas.
Márcio Seligmann-Silva, professor titular na Unicamp (Campinas, SP)

Em vídeo, Bolsonaro pede que manifestantes golpistas liberem rodovias - Reprodução

Lula e MDB
"Equipe de Lula cede vaga para MDB na transição e terá primeira reunião com Ciro Nogueira", (Política, 2/11). Já critiquei muito essas alianças devido ao escândalo do Mensalão. Hoje entendo o quão vitais elas são para que o eleito possa governar. E nem poderia ser diferente, já que parlamentares foram eleitos com o presidente.
João Vitor Rodrigues Silva (Brasília, DF)


Desmanche
Assim como a Fox nos EUA, a Jovem Pan descobriu um nicho de mercado que é muito lucrativo. A questão toda é dinheiro. Agora o presidente do grupo ficou preocupado porque pode perder esse dinheiro ("Desobediência civil não sairá do meu bolso, diz dono da Jovem Pan sobre desmanche", Painel, 2/11).
Leão Machado Neto (São Paulo, SP)

Não sou bolsonarista, mas às vezes vejo a Jovem Pan, como vejo outras. É um grupo extremamente direitista e dissemina muita mentira. Importante lermos de tudo e termos a inteligência para analisar e decidir.
Niemeyer Franco (São Mateus, ES)

Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha (presidente do Grupo Jovem Pan), em lançamento do livro 'Inovar é questionar o que já existe', em São Paulo - Mathilde Missioneiro - 19.dez.19/Folhapress

Brasil na COP27
"Em vez de chantagem, Brasil fará história na COP27, diz Marina Silva" (Ambiente, 2/11). Saudade dessas propostas. Brasil já retornando de onde parou. Árduos quatro anos se passaram.
Maria Lúcia Bergami (Lins, SP)

Voltamos ao protagonismo mundial. Clima, sustentabilidade e meio ambiente exigem celeridade porque estamos, há décadas, gastando mais do que o planeta pode oferecer. O Brasil saiu de credor para devedor na contabilidades de emissões de gases do efeito estufa.
Sergio Sambi Colotto (São Paulo, SP)

A deputada federal eleita Marina Silva, em São Paulo - Amanda Perobelli - 22.set.22/Reuters

Centrão
"Centrão de Lira acena com base de sustentação para Lula na Câmara" (Política, 2/11). Os fins não justificam os meios! Arthur Lira não é confiável, é um dos responsáveis pelo abismo atual. Não podemos cair na chantagem dessa gente.
Andréia Chaieb (Porto Alegre, RS)


Prejudicial ao Brasil
"Mourão pede altivez na derrota, cita 2026 e diz que golpe colocaria país em situação difícil" (Política, 2/11). A turma dessa gestão desastrosa pensa que fez um bom trabalho e que os brasileiros são agradecidos e que sentirão saudades e carinho por ela. Ledo engano, as pessoas sensatas contavam os dias para esse pesadelo acabar. Em 2026, a esquerda terá feito um bom trabalho e será reeleita, só falta o candidato/a.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.