Descrição de chapéu Gal Costa

Leitores lamentam morte de Gal Costa, aos 77 anos

'Em tempos em que a sujeição e a submissão eram indispensáveis, Gal surge esplendorosa'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Adeus, Gal
"Morre Gal Costa, uma das maiores vozes da música brasileira, aos 77 anos" (Ilustrada, 9/11). Triste pela perda dessa artista maravilhosa, tão talentosa quanto humana. Uma brasileira que sempre traduziu o que há de melhor na nossa cultura.
Dannielle Miranda Maciel (São Paulo, SP)

Que notícia triste! Gal foi parte da minha vida e de milhões de brasileiros da minha geração. Era pop, era musa, era fatal. Obrigada, Gal! Siga sendo luz.
Marcia Pereira (Duque de Caxias, RJ)

Gal encantou uma geração que a amou muito. Que coisa mais linda foi ouvi-la. Que coisa mais linda foi cantar com ela. Quantas emoções. Quantas coisas boas ela nos passou. O país fica um pouco pior sem ela e com essa falsa dicotomia que tentam nos impor.
José de Paula (Belo Horizonte, MG)

Retrato da cantora Gal Costa durante divulgação do álbum 'Estratosférica' - Adriano Vizoni/Folhapress

Num átimo chegamos a acreditar que as notícias ruins tivessem ficado para trás, mas perdemos a Gal. Epítetos são sempre controversos, pois captam a superfície, nunca o todo. Sobre Gal é muito necessário dizer que era a maior cantora do Brasil. Seu canto imponente, a beleza de seu timbre, a potência com que se impunha ao palco são únicos. Era uma entrega tão visceral e tão poética que chega a nos tirar o chão a notícia de seu passamento.
Renato Alessandro da Silva (Sumaré, SP)

Em tempos passados, severos e ditatoriais, em que a castidade, a sujeição e a submissão eram indispensáveis, Gal surge esplendorosa. Desafiou padrões e hipocrisias. Tomou conta dos palcos, cantou e encantou.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte/MG)

Já era metaverso bem antes da tecnologia se apoderar desse verbete. Tridimensional, tinha no seu ser a inquietude do pensamento criativo, o mistério do sentir holístico e o pulsar transformador da ação artística fervorosa e espiritualizada!
Antonio Serpa Amaral (Porto Velho, RO)

Se o diamante emitisse som, seria como a voz de Gal.

Sergio Henrique Veri dos Santos (São José dos Campos, SP)

Minha cantora brasileira preferida. Voz linda, afinadíssima e muito sensual. Aos 20 anos de idade, tive o privilégio de assistir a um show dela no teatro Castro Alves, em Salvador, em plena ditadura militar. Obrigado por tudo, Gal!
Carlos Simaozinho (Brasília, DF)

Gal deixa um brilhante legado para a nossa cultura. Com ela vai um pedaço de nós, da nossa juventude, dos nossos sonhos adolescentes.
Eulalia Moreno (São Paulo, SP)

Gal, a diva revolucionária, representou o que de melhor produziu a MPB.
Luthero Maynard (São Paulo, SP)


Sr. Brasil
"Morre Rolando Boldrin, que valorizou a música caipira no Sr. Brasil, aos 86" (Ilustrada, 9/11). Me sinto órfão ao perder um dos maiores nomes na luta pela preservação e difusão da cultura brasileira.
Márcio Pella (Vila Velha, ES)

Rolando Boldrin, um brasileiro autêntico que incorporou o "caipira" simples, sincero, honesto e trabalhador desse interiorzão do Brasil.
Josemar Moreira do Nascimento (Curitiba, PR)

Gostava do seu programa desde criança, quando o assistia no sítio da minha família. Em minhas memórias, o terei sempre como uma pessoa humilde que valorizou a cultura sertaneja antes do campo moderno.
Everardo Vieira Gouvêa (Rio de Janeiro, RJ)

Promessa quinzenal
"Lula terá de cumprir 1 promessa eleitoral a cada 14 dias de mandato", (Política, 8/11). Isso já evidencia que um só mandato presidencial será pouco e talvez necessitará eleger seu sucessor. Mas o que importará será o nível das realizações.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)


Perseguida
"Janaina Paschoal critica ‘mentiras bolsonaristas’ e diz ter sofrido ataques por divergir de Zambelli", (Mônica Bergamo, 8/11). Às vezes eu acho que ela desperta e entende que quem destruiu a direita no Brasil foi o bolsonarismo. Mas ela já deu meia-volta tantas vezes...
Lyrion Matheus da Silva (Araranguá, SC)

Janaina teve seus dias de glória quando, por puro oportunismo, assinou o pedido de impeachment de Dilma. Chegou até a ser chamada de jurista! Aderiu ao bolsonarismo e foi eleita com votação estrondosa. Rompeu e teve votação ridícula.
Delane José de Souza (Belo Horizonte, MG)


Daniel Alves
Muitos discordam da convocação de Daniel Alves com 39 anos. Dani é responsável, excelente futebolista e agregador. Está apto fisicamente, em plena forma para o Qatar. Será um dos líderes dentro e fora do campo e um dos principais atletas nas quatro linhas ("Daniel Alves bate o recorde de Djalma Santos como brasileiro mais velho convocado a uma Copa", Esporte, 7/11).
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)


Nomes da transição
"Lula escolhe Barbosa, Persio, Lara Resende e Mello para comandar transição na economia", (Mercado, 8/11) Gostei da pluralidade do grupo. Precisamos de ideias novas, nem muito liberais, nem muito desenvolvimentista.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.