Descrição de chapéu Eleições 2022

Charge sobre eleições é a favorita dos leitores da Folha em outubro

Ilustração de Jean Galvão faz alusão ao 2º turno do pleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A charge "Na Cabine de Votação", de Jean Galvão, foi a favorita dos leitores da Folha no mês de outubro.

Publicada em 30 de outubro, dia do 2º turno das eleições 2022, a charge é dividida em três quadros. No primeiro, uma árvore está numa cabine de votação fazendo seu voto. No segundo, um caderno está votando com o lápis na mão, e no terceiro o símbolo da saúde segurando uma seringa dá o seu voto.

A charge publicada na Folha no doa 30 de outubro de 2022 está dividida em três quadros. No primeiro quadro uma árvore está numa cabine de votação fazendo seu voto. No quadro dois um caderno está votando, no quadro três o símbolo da saúde dá o seu voto.
Charge de Jean Galvão para página Opinião de 30.out.22 - Jean Galvão

Na ocasião, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito novamente presidente do Brasil. O atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), foi o primeiro a não conseguir a reeleição.

Lula recebeu 50,9% dos votos válidos, e Bolsonaro, 49,1%. É a menor diferença da história brasileira desde a redemocratização de 1985 —em 2014, Dilma Rousseff (PT) bateu Aécio Neves (PSDB) por 51,64% a 48,36% na rodada final.

A ilustração foi escolhida através de votação aberta aos leitores entre os dias 2 e 8 de agosto. Concorreram 46 charges publicadas na Folha durante o mês de outubro. Com 18,5% dos votos, dentre os 276 totais, a charge de Jean Galvão foi a escolhida do mês.

As charges são divulgadas diariamente tanto na edição impressa e digital quanto nas redes sociais do jornal. A iniciativa faz parte do prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores, criado em janeiro. No início de 2023, as 12 escolhidas disputarão a final.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.