Descrição de chapéu Gal Costa

Quais são suas memórias com Gal Costa? Conte para a Folha

Cantora morreu nesta quarta (9), aos 77 anos; compartilhe histórias, fotos e vídeos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Após uma cirurgia feita em setembro, ela se recuperava e já tinha as datas para a sua próxima turnê, As Várias Pontas de uma Estrela, marcadas para dezembro e janeiro.

Antes mesmo de sair da Bahia, a ainda jovem Maria da Graça Costa Penna Burgos tocou seu violão com João Gilberto. "Você é a maior cantora do Brasil", ouviu de seu ídolo. Mas foi em 1960 que começou sua colaboração para a música popular brasileira.

Gal conheceu Caetano Veloso, com quem desenvolveu um vínculo pessoal e artístico que durou até sua morte; com pouco mais de 20 anos, a cantora participou do álbum "Tropicália ou Panis et Circencis", pedra fundamental do movimento tropicalista.

Entre outros feitos, levou aos palcos um dos espetáculos de maior repercussão da história da MPB em 1971: "Fa-Tal" em que desafiou a ditadura. O álbum se tornou cultuado. Sua carreira marcou a história da música brasileira e teve companhias como Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

A Folha quer saber se Gal também marcou a sua história. Quais são suas memórias com "a maior cantora do Brasil", segundo João Gilberto? Quais as suas músicas preferidas e em quais shows você esteve presente? Compartilhe neste formulário.

Alguns comentários, fotos e vídeos serão publicados no Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.