Leitores se dividem entre críticas e torcida por Neymar

Youtuber Casimiro e senadora Simone Tebet também são nomes citados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem Neymar
Periga não passar das oitavas. Futebolzinho vergonhoso. Se pegar um grande time pela frente vai ser atropelado ("Sem Neymar, Casemiro tira seleção do sufoco e faz o gol da vitória sobre a Suíça", Esporte, 28/11).
Marcelo Silva (São Paulo, SP)

Assim como uma orquestra sinfônica precisa do spalla (primeiro-violino), a seleção precisa do Neymar, pois além de craque ele também joga sem bola, arrastando marcação para o Vini Jr e Richarlison e cia irem para cima! Todos são ótimos em seus clubes, mas o Neymar dá o tom!
Claudionir da Silva (São Paulo, SP)

Time brasileiro comemora fim do jogo com a Suíça, com Casemiro ao centro - Gabriela Biló/Folhapress

Lula e o Pombo
Em sua coluna "Lula torce, e Pombo carrega simpatia nas asas humildes" (27/11), Juca Kfouri mostra todo seu atual destempero ao mais uma vez desconstruir nosso maior ídolo do futebol, Neymar, chamando-o nas entrelinhas de falso mito. Não tiro os méritos de Richarlison, que é meu preferido como centroavante da atual seleção, mas é no mínimo precipitado querer compará-lo a Neymar e até mesmo ao gigante Vinícius Jr.
Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)

Juca, você foi muito feliz nas suas palavras. Futebol é como campeonato de miss, não adianta ser bela, precisa ter conteúdo humanístico; ganhar o jogo é bom, mas o conjunto da obra fica mais belo com Richarlison.
Maria Araújo (Belo Horizonte, MG)

Richarlison durante partida do Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo no Qatar, no estádio Ras Abu Aboud - Zheng Huansong/Xinhua

‘Inveja e maldade’
Parabéns à Ronaldo por quebrar a falsa unanimidade de críticas ofensivas a Neymar. Serão os mesmos que irão comemorar um gol decisivo marcado por ele. O ódio não representa o Brasil! Coloquemos um ponto final neste sentimento negativo e semeemos o amor ("Ronaldo lamenta ‘inveja e maldade’ em carta de apoio a Neymar", Esporte, 27/11)!
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)


CazéTV
A coluna descreve a transmissão como se ela se resumisse ao Casimiro falando palavrões e ofensas o tempo todo. Nada mais distante da realidade. O grande mérito dele é justamente o de conseguir conjugar uma cobertura profissional no que deve ser (as análises e a própria narração em si não são feitas por ele, mas por especialistas) com um toque de humor onde isso é cabível ("Usando até homofobia, CazéTV vira arma das Big Techs contra Globo", Nelson de Sá, 27/11).
Marcos Riera (São Paulo, SP)


Simone Tebet
Onde está Simone Tebet nessa fase de transição? Não se trata de apenas esperar que seja chamada para compor o governo. Importa sim que ela não se acomode, e vá ativamente em busca de uma espaço de atuação, colaborando na construção oxigenada de uma nova gestão para o país ("Transição inchada revela dificuldade que Lula deve enfrentar para compor governo", Política, 26/11).
Francisco Eduardo Britto (São Paulo, SP)


Curto-circuito
Para esses atos cessarem, duas condições são necessárias: A primeira é os agentes de segurança pararem de prevaricar, o que duvido muito que acontecerá. A segunda, bem mais fácil de acontecer, é o Judiciário começar a mandar prender esses terroristas, seus financiadores e apoiadores. Bloquear contas não resolve, pois é bem provável que os financiadores tenham várias contas em nome de laranjas ("Violência desmonta discurso sobre ‘atos pacíficos’ e cria curto-circuito na base de Bolsonaro", Política, 28/11).
Ricardo Candido de Araujo (Taboão da Serra, SP)

Se esse curto-circuito desse pelo menos um choque de realidade nos caras...
Manoela Gomes dos Santos (Teresina/PI)

Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro curte a Copa no Qatar.
Sonia Pereira Gomes (Santo André, SP)

Decisões contraditórias
Certas decisões soam contraditórias para com os próprios fins. É o caso da multa ao PL, adicional ao indeferimento do pedido de recontagem de votos. É previsível que a penalidade adicional crie dificuldades ao desempenho do partido detentor da maior bancada da oposição. Conhecendo-se por que time torce Alexandre de Moraes, cabe indagar se teria sido essa a intenção da medida ("Alas raiz e bolsonarista do PL se aliam após decisões de Moraes e discutem resposta política", Política, 26/11).
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Sem Bolsonaro
Sabemos que Bolsonaro quebrou esse país e não temos dinheiro nem para manutenção de veículos oficiais. Mas tem que dar um jeito de garantir a segurança de autoridades e dos cidadãos. Não dá para bobear ("Equipe de Lula prevê posse sem Bolsonaro e falta de dinheiro para segurança", Política, 27/11).
Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)

Lula deveria tomar posse muito feliz e de forma simples. Ficaria claro a situação que Bolsonaro deixou o país e daria um ótimo exemplo, o Brasil não está em condições de dar festa. Daria um ótimo exemplo.
Eliana Borges (Ribeirão Preto, SP)

Que situação absurda a que este país chegou, uma cerimônia que celebra a posse daquele que a maioria escolheu para ocupar o mais alto cargo do país, ser ameaçada por um pequeno grupo de extremistas que não suportam a democracia.
Josefina Martins (São José dos Campos, SP)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (esq.) recebe a faixa presidencial do antigo presidente Fernando Henrique Cardoso, durante sua cerimônia de posse, em Brasília (DF), em 2003 - Lula Marques - 1º.jan.03/Folhapress

Tarifa zero

Concordo com a ideia da tarifa zero para o transporte público, mas é preciso implementar a isenção paulatinamente, iniciando pelos estudantes e desempregados. Só depois de vermos o real impacto orçamentário e de qualidade do serviço será possível isentar para todos ("Tarifa zero nos ônibus avança no país e é debatida por equipe de Lula", Cotidiano, 27/11).
Alberto Kiess (Rio de Janeiro, RJ)

É de se pensar. Mas os governantes deveriam discutir o investimento em transporte ferroviário e metrô.
Soraya Terezinha Colmenarez (Caxias do Sul, RS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.