'Está na hora de saber que vidas importam', diz leitor sobre peixes mortos em Berlim

Aquário vertical explodiu e matou 1.500 animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aquário
Um país com forte presença do Partido Verde permitir essa decoração macabra é desanimador ("Maior aquário cilíndrico do mundo explode e espalha 1.500 peixes na Alemanha", Mundo, 16/12).
Maria Helena Firmbach Annes (Porto Alegre, RS)

Sinceramente? Depois que você mergulha, nunca mais quer ver um aquário na vida; é uma prisão cruel.
Denise Prehn (Porto Alegre, RS)

Por que havia um aquário de peixes tropicais em Berlim? Como eles foram extraídos? Está na hora de saber que vidas importam. Se o Radisson se importa, deveria investir em unidades de conservação.
Dennis Hyde (São Paulo, SP)

Peixe morto em meio a destroços do hotel Radisson Blu, em Berlim - John Macdougall/AFP

Dezembro
"Dezembro é foda" (Tati Bernardi, 15/12). Dezembro e os seus ais. Era para ser um mês de comemorações, mas ficou tão chato, triste e comercial que perdeu o sentido imaculado do nascimento
ou renascimento.
Marco Antonio Pereira Guimarães (Monte Carmelo, MG)

Para mim, dezembro é o melhor mês. Tem recesso, pode comer guloseima à vontade, uma delícia. Todo ano, não vejo a hora de chegar esse mês. Melhor que dezembro, só janeiro de Sol, calor e férias.
João Dias Sobrinho Filho (Corupá, SC)

Bem que dizem que todas as famílias felizes são parecidas, já as infelizes o são cada uma a sua maneira. Natal é uma maravilha quando se é criança. Para os adultos também é bom, mas tem um certo tom de melancolia.
Ricardo Batista (São Paulo, SP)


Caminhão de mudança
Que o presidente Lula consiga restabelecer o sonho de termos um país próspero, onde ninguém passe fome, todos tenham acesso à saúde e educação, com respeito ao meio ambiente, com o Legislativo atuante e a Justiça soberana. E que esse pesadelo representado pelo governo Bolsonaro nunca mais retorne a atormentar a pátria brasileira ("Palácio da Alvorada recebe caminhão de mudança; Bolsonaro deve sair até dia 31", Política, 15/12).
Darci de Oliveira (Porto Alegre, RS)

Meus mais efusivos cumprimentos a quem contratou esta empresa de mudanças. O nome poderia até servir como lema de uma campanha política da oposição: Muda Brasília.
Tadeu Roberto Corbi (São Bernardo do Campo, SP)

Que sirva de exemplo para nunca mais flertarmos com soluções mágicas e demagogas! Demorará muitos anos para tentarmos, se possível, reerguer o que
foi devastado.
Daniel Bertelli (Goiânia, GO)

Caminhão de mudança é visto chegando ao Palácio da Alvorada - Reprodução

Saída do cargo
"Comandante da FAB desiste de adiantar saída do cargo e encerra crise" (Política, 16/12). Aguardo o momento em que as Forças Armadas e as Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militares espalhadas pelo país voltem a cumprir suas funções constitucionalmente previstas e parem de se imiscuir em assuntos da política. Bolsonaro desestabilizou as instituições no seu afã ditatorial. As dificuldades serão imensas no novo governo.
Rondinelle Nery Silva (Fortaleza, CE)


Final
"Messi e Mbappé se encontram em revanche de 2018, agora na final da Copa" (Esporte, 14/12). Quando lembro de Mbappé no segundo gol da França contra Marrocos e Messi no terceiro da Argentina contra a Croácia, concluo que os deuses do futebol foram justos ao colocar Argentina e França na final.
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)


Camboriú
A mudança realizada no trecho de areia provavelmente não teve nenhum parecer técnico sobre as consequências do alargamento, mudança de correntes na região e depósito de compostos no substrato. A deterioração é clara e tende a ficar cada vez pior, caso não revejam as consequências da intervenção realizada ("Praia alargada de Balneário Camboriú está imprópria para banho", Cotidiano, 15/12).
Ederson Stahl Soares (Peruíbe, SP)

Que decadência! Era uma praia linda que foi tomada pela destrutividade da especulação imobiliária sem limites.
Andréia Chaieb (Porto Alegre, RS)

Restringir aborto
O direito ao aborto legal existe desde os anos 1940, esses homens detestam mulheres, querem chocadeiras para suas casas. Em breve vão querer proibi-las de ter opinião, votar e trabalhar ("Oposição na Câmara barra ofensiva bolsonarista para restringir aborto", Cotidiano, 14/12).
Fatima Marinho (São Paulo, SP)

Tanta preocupação por fetos e nenhuma política efetiva para as crianças subsequentes.
Victorio Carmo (Canoas, RS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.