Leitores criticam depredações em Brasília após diplomação de Lula

'O Brasil precisa urgentemente de ordem, sem a qual não haverá progresso'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília
"Bolsonaristas tentam invadir PF e vandalizam Brasília após prisão e em dia de diplomação de Lula" (Política, 12/12). Bolsonaro é o principal culpado desses atos vergonhosos que Brasília vivenciou. Seu discurso vale apenas para manter viva sua base radical, mas mata nossa democracia. Certamente ele faria o maior bem como presidente se pudesse ter a hombridade de pacificar o país aceitando publicamente sua derrota. Difícil acreditar nisso!
Yuri Akich Rosa da Silva Fermino (Indaiatuba, SP)

Passou da hora de aplicar a lei. São baderneiros movidos por perversos interesses. Esse tipo de gente existe em todos os grupos sociais, não se pode tolerar. O Brasil precisa urgentemente de ordem, sem a qual não haverá progresso.
Vera Maria da Costa Dias (Porto Alegre, RS)

Por muito menos do que isso (muito mesmo) os integrantes dos movimentos sociais já teriam recebidos cassetetes e balas de borracha no lombo (na melhor das hipóteses). Protestos de professores e estudantes também. Aliás, seria impensável o MST ou o MTST acampar na frente ou ao redor dos quartéis. Não ficariam meia hora. Mas os patriotas podem ficar meses e ainda recebem proteção.
Miguel Gossn (Votuporanga, SP)

Manifestantes bolsonaristas entram em confronto com a polícia e queimam ônibus em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

Eterna gratidão
Independente de ser de esquerda e votar em Lula, quero dizer que esse governador Tarcísio é muito competente, educado, sabe se relacionar com outros Poderes e acho que não é puxa saco. Ele é respeitoso, haja vista nos debates, onde levou propostas e não ofendeu o outro candidato. Acredito que em 2026 ele vem como presidente pela direita ("Tarcísio fala em eterna gratidão a Bolsonaro após ser alvo de críticas de base radical", Política, 11/12).
Maria José dos Santos (São João de Meriti, RJ)

Tarcísio viu o que aconteceu com a ingratidão de Doria e está se cuidando para não cair na mesma situação, mas sabe que também precisa fazer média com Lula, para poder ter chance no próximo pleito. Estamos rodeados de espertalhões, mas é a vida, não há nada que se possa fazer para nos livrarmos deles.
José Eduardo Oliveira de Vincenzo (Ribeirão Preto, SP)

Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, faz postagem no Twitter de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro
Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, faz postagem no Twitter de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro - @tarcisiogdf no Twitter

Grampo
É indispensável que, depois de indenizar o filho de Lula, a União exerça o direito de regresso do Estado para que o ex-juiz devolva ao erário o que foi pago por sua irresponsabilidade ("Filho de Lula receberá R$ 60 mil por grampo divulgado por Moro", Mônica Bergamo, 12/12).
Geraldo de Farias Seabra Filho (Atibaia, SP)


Monsenhor Jonas Abib
Monsenhor Jonas é uma pessoa que a obra fala por si! Tentar colocá-lo como aliado do presidente Bolsonaro é restringir, em muito, o que ele representa ("Morre monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova", Cotidiano, 13/12)!
Homero Flávio Peixoto Gonçalves (Mariana, MG)

A foto mostra um homem branco, de cabelos brancos, segurando um microfone
O monsenhor Jonas Abib morreu aos 85 anos - Bruno Marques/Canção Nova

Termo vital
Parabenizo o jornal pelo texto esclarecedor de Sereno Sofia Gonçalvez Repolês ("‘Pessoas que menstruam’ é termo vital para que ‘todes’ acessem políticas públicas", Ilustrada, 12/12).
Tadeu Chiarelli (São Paulo, SP)

Texto perfeito, Sereno! Agradeço o tom pedagógico (e a paciência para tal), muita gente ainda precisa desse tipo de esclarecimento.
Camila Falcão Almeida (São Paulo, SP)


‘Feliz Ano Velho’
Eu, nascida no ano de seu lançamento, tenho ‘Feliz Ano Velho’ como um dos meus livros favoritos. Peguei emprestado na biblioteca da escola e li por baixo da carteira durante as aulas de exatas do ensino médio. É um clássico para entender São Paulo, Brasil e juventude. Deu vontade de reler ("'Feliz Ano Velho' envelheceu sendo atual e ultrapassado ao mesmo tempo", Ilustrada, 12/12)!
Marcia Henz (São Paulo, SP)

Sobre o livro e os termos ultrapassados, é assim que funciona. E não me parece correto passar detergente. Vale deixar como está para que saibamos como era naquela época.
Luiz Alexandre Souza Ventura (Santos, SP)


Estranhezas
Não entendi a Folha estranhar a lista de indicados ao Globo de Ouro ("Globo de Ouro anuncia lista, busca redenção e ainda faz trapalhadas", Ilustrada, 13/12). Estranho mesmo foi o Oscar em 2020 não premiar "Adoráveis Mulheres" como melhor filme, nem indicar Greta Gerwig na lista de melhor direção. Mereceria um Oscar pelo conjunto da obra —como atriz e diretora.
Marcelo Cioti (Atibaia, SP)

Vaqueiros
Uma boa oportunidade para a nova ministra da Cultura, uma baiana, reconquistar essa importante história da participação do brasileiro nativo pela luta da nossa independência. Chega de heróis fardados. Precisamos conhecer nossos verdadeiros heróis anônimos que fazem esse Brasil ("Vaqueiros usaram gibão como armadura e lutaram por Independência na Bahia há 200 anos", Política, 13/12).
Carlos Oliveira (Porto Alegre, RS)

A sugestão é fazer o inventário da tradição e entrar com o pedido de registro de Patrimônio Imaterial Brasileiro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Wagner Passos Garcia (Belo Horizonte, MG)

Ronaldo
"Cancelei compromissos pois a derrota me deprimiu, afirma Ronaldo" (Esporte, 12/12). Respeito ao jogador excepcional! A falta de acompanhamento psicológico é inadmissível.
Doris Zaclis Wolff (Itu, SP)


Neymar
Tenho observado que o senso de justiça de muitos aqui gravita em torno dos próprios ódios e afetos e ideologias políticas. Quando o Poder Judiciário, no Brasil ou em qualquer parte do mundo, age ou julga contra as suas simpatias é corrupta ou venal. Se a mesma Justiça julga a favor dos seus interesses é aplaudida ("Neymar é absolvido de acusações de fraude na Espanha", Esporte, 13/11).
Joel Domingos (Recife, PE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.