Leitores comentam terceiro diploma eleitoral de Lula

'Não surpreende a emoção de Lula', escreve assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diplomado
Viva a democracia! Que o nosso país reencontre o caminho da paz e melhores dias para nosso povo. Que o ódio e as mentiras fiquem no submundo das milícias e a liberdade, a justiça e o amor sobrevivam ("Lula chora, fala em Deus e exalta defesa de democracia ao ser diplomado", Política, 12/12).
Maria Carvalho (Recife, PE)

Não surpreende a emoção de Lula ao receber o diploma das mãos de Alexandre de Moraes. Mais de 500 dias encarcerado após condenação sem provas, ele volta com absoluta legitimidade à Presidência. O ainda presidente também chorou há alguns dias, por piedade de si mesmo. Este não se emocionou com a dor dos enlutados por tantos que ele ajudou a mandar para o cemitério. Há lágrimas e lágrimas.
Magda Wagner (Porto Alegre, RS)

O Brasil democrático recebeu seu diploma eleitoral mais uma vez, apesar das ameaças sofridas ao longo dos últimos quatro anos, pelos inimigos da liberdade de pensamento e de expressão, através do voto democrático.
Paulo Sergio Arisi (Porto Alegre, RS)

Charge do leitor Nico sobre a terceira vez que Lula é diplomado como presidente
Charge do leitor Nico sobre a terceira vez que Lula é diplomado como presidente - Nico

Haddad na Fazenda
O editorial "Haddad na Fazenda" (10/12) é benfazejo devido a destrinchar diversos aspectos da inconsistente postura de Lula quanto à economia. O texto deixa claro o fato de o presidente eleito só ter explicitado até agora a meta de gastar mais e mais. Daí nasce a busca por soluções duvidosas, como aquela que possibilita o uso do tal "excesso de arrecadação" para expandir supostos investimentos. Se essas tristes circunstâncias não mudarem, os pobres serão as maiores vítimas da insanidade fiscal petista.
João Paulo Zizas (São Bernardo do Campo, SP)

O presidente Lula quer no cargo de ministro da Fazenda seu pupilo Haddad, em detrimento do já testado e aprovado Persio Arida. A única explicação que existe é que, sendo Haddad, "os palpites" de Lula na economia serão sempre acatados. Acho uma falta de consideração aos apoiadores dos outros partidos que também ajudaram na sua eleição e querem ser candidatos, Lula deveria dar seu apoio a um deles, Alckmin, Simone Tebet, Marcio França e outros!
Tania Tavares (São Paulo, SP)

Celso Rocha de Barros ("Haddad pode dar certo", 11/12) se espanta com a desconfiança para com a nomeação de Haddad, argumentando que sua atuação pregressa não é a de alguém "gastador". Ainda que não seja, o problema talvez seja o histórico de subserviência a Lula.
Alexandre Effori de Mello (Rio de Janeiro, RJ)

O futuro ministro da Economia Fernando Haddad junto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no prédio da transição em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Simone Tebet
Lula tem a obrigação moral de oferecer um ministério a Simone. Não só por da sua participação decisiva durante a eleição, mas principalmente por que a senadora foi uma das figuras mais importantes durante a CPI da Covid ("Simone Tebet falta à diplomação de Lula em meio a definição de ministérios", Política, 12/12).
Astrogildo Ferreira (Brasília, DF)


De volta aos palcos
"Regina Duarte volta ao teatro exaltando Monteiro Lobato e moralismo de suas fábulas" (Ilustrada, 11/12). Ela sempre foi uma atriz excelente e suas opiniões políticas não interferem na qualidade do seu trabalho como artista, por mais bolsonarista ou petista que ela ou outro ator de seu nível seja.
Ney Fernando (Curitiba, PR)

Monteiro Lobato merecia um resgate inteligente, recontextualizado e sujeito a um debate, mas, como se vê, é uma montagem oportunista em defesa do ideário
mais conservador.
José Caminha (Rio de Janeiro, RJ)

Carta aberta
Neymar poderia ter sido um grande vencedor, pois inegavelmente tem talento de sobra, mas faltou-lhe inteligência emocional e comportamental ("Neymar publica carta aberta agradecendo ao técnico Tite", Esporte, 11/12).
Gilmar Pereira de Oliveira (Blumenau, SC)

Uma dignidade ímpar! Mas "Deus não quis"? Desculpe, amado Neymar, eu discordo! A derrota veio numa sucessão de erros. No mais, minha pátria no futebol se chama Santos! A seleção da CBF não me representa. Te adoro, Neymar!
Neli de Faria (São Paulo, SP)


Ilusão
"É ilusão achar que Lula vai pautar flexibilização da lei do aborto, diz Sâmia Bomfim" (Cotidiano, 12/12). O fato é que a sociedade brasileira, majoritariamente, enxerga essa questão de outra forma e não adianta tensionar! Isso é um processo evolutivo que terá o seu tempo. Infelizmente essa pauta é minoritária e no momento não tem qualquer chance de avançar.
Wanderley Dantas (Rio Branco, AC)

Parabéns, Sâmia, por sua coragem e lucidez. A bancada feminista do Psol me representa.
Cristina Cabral (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.